As 12 horas da tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa

por Inês Geraldo - RTP
Cavaco Silva vai dar lugar a Marcelo Rebelo de Sousa Rafael Marchante - Reuters

Esta quarta-feira Marcelo Rebelo de Sousa toma posse como Presidente da República, rendendo Aníbal Cavaco Silva, dono da cadeira de Belém nos últimos dez anos. Haverá tempo para passar pelo Parlamento. E para acabar o dia com música, num concerto dedicado à juventude.

As comemorações estão divididas em seis momentos distintos e têm início às 9h00 no Parlamento. A essa hora dá-se a chegada de várias figuras estatais, sendo que António Costa, primeiro-ministro, chegará às 9h30.O Presidente cessante vai discursar e fazer uma última revista às tropas portuguesas.

Marcelo Rebelo de Sousa é esperado cinco minutos depois, enquanto Cavaco Silva chega quando faltarem 15 minutos para as 10h00. Após a tomada de posse, haverá uma sessão de cumprimentos.

Do Parlamento, seguem as festividades para o Mosteiro dos Jerónimos, onde Marcelo Rebelo de Sousa fará a deposição de flores no túmulo de Luís de Camões, mas também de Vasco da Gama, uma novidade na tomada de posse.

António Nabo, Mário Santos - RTP

O novo Presidente da República vai dirigir-se de seguida para o Palácio de Belém, onde terá um cerimonial de boas-vindas à espera. Dar-se-á o primeiro almoço de Marcelo Rebelo de Sousa no palácio, com um conjunto de individualidades portuguesas, incluindo os presidentes dos tribunais superiores.
Presidente na Mesquita Central

Na Mesquita Central de Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa vai assistir a uma cerimónia ecuménica, com várias personalidades de vários registos religiosos, e às 18h00, no Palácio da Ajuda, o novo Presidente da República vai proceder à condecoração de Cavaco Silva.

Na última etapa do programa de celebrações, a Câmara Municipal de Lisboa vai receber um concerto para os jovens, com a participação de Paulo de Carvalho, José Cid, Anselmo Ralph, Diogo Piçarra e Mariza, que cantará o Hino Nacional.

Na cerimónia da tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República vão estar também presentes personalidades internacionais, como os reis de Espanha, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e o Chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi.
pub