Cavaco "inveja" taxa de crescimento económico que a Irlanda alcança

por Natália Carvalho

Foto: Miguel A. Lopes - Lusa

O Presidente da República considerou que Portugal está "no caminho certo" depois de ter conseguido "uma saída limpa" do programa de ajustamento e afirmou esperar que o país "mantenha a trajetória". Cavaco Silva "invejou" a taxa de crescimento económico que a Irlanda tem vindo a alcançar.

Ao lado do presidente da República da Irlanda, Michael Higgins, que se encontra em visita de Estado a Portugal, Cavaco Silva lembrou que os dois países passaram por um programa de ajustamento económico e financeiro e sublinhou que Portugal "não pode deixar de ter como objetivo o crescimento económico e a criação de emprego".

"Nós invejamos a taxa de crescimento económico que recentemente a Irlanda tem vindo a alcançar. Quando ouvimos falar em 5 ou 6 por cento de crescimento económico, não há país na União Europeia que não tenha inveja da Irlanda", declarou, na conferência de imprensa conjunta com o presidente irlandês, que decorreu na Sala das Bicas do Palácio de Belém.

O Presidente da Irlanda, Michael Higgins, defendeu a necessidade de promover a coesão social e considerou que o desafio é "desacelerar as injustiças sociais", desejando "o maior dos sucessos" ao novo Governo, liderado por António Costa. 
pub