Belém ouve parceiros sociais após derrube do Governo

por RTP

Fotografia: Rafael Marchante - Reuters

Cavaco Silva começa esta quinta-feira a ouvir os parceiros sociais. O Presidente da República recebe as confederações do comércio e serviços, dos agricultores e do turismo, assim como a confederação empresarial. As audições começam depois de, na quarta-feira, Ferro Rodrigues ter comunicado oficialmente a Cavaco Silva que o Parlamento rejeitou o Programa do Governo de Passos Coelho.

É o tempo de Belém. Depois de o Parlamento ter aprovado uma moção de rejeição ao programa do Governo de Pedro Passos Coelho e Paulo Portas, as atenções voltam a virar-se para Cavaco Silva. O Presidente da República tem de decidir o que fazer a seguir: indigitar António Costa, manter Passos Coelho como líder de um executivo de gestão ou nomear um governo de iniciativa presidencial.

Pela manhã, às 10h00, o Presidente da República recebe, no Palácio de Belém, a Confederação Empresarial de Portugal (CIP) e pelas 11h30 a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP).

As audiências retomam depois à tarde. Às 15h00 Cavaco Silva ouve a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), seguindo-se a Confederação do Turismo Português (CTP) às 17h00.

Estas audições têm início depois de Ferro Rodrigues e Passos Coelho terem passado pelo Palácio de Belém na quarta-feira. O Presidente da Assembleia da República foi comunicar oficialmente a decisão do Parlamento ao Presidente da República.

Em Belém, Ferro sublinhou que o chefe de Estado tem nas mãos a solução para o país e disse também esperar que esta indefinição acabe depressa. Já Passos Coelho deslocou-se a Belém para a tradicional reunião semanal, que esta semana foi antecipada.

Ao que tudo indica o encontro terá servido para falar sobre a queda do Governo e eventuais saídas para a situação política do país. Passos Coelho esteve em Belém durante uma hora, não tendo feito qualquer declaração aos jornalistas no final.
pub