Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Direita apresenta moção de rejeição condenada ao fracasso: para que serve?

por RTP

O PSD e o CDS-PP vão apresentar uma moção de rejeição ao Governo de António Costa. No entanto, esta está condenada a ser chumbada pela maioria de esquerda. O comentador Ricardo Jorge Pinto considera que esta pode ser uma forma de "deixar muito claro que há uma enorme desconfiança relativamente à estratégia de governo".

O comentador RTP aponta ainda que esta moção permite mostrar que PSD e CDS-PP continuam coligados apesar de estarem agora na oposição. Uma união que contrasta com os partidos de esquerda que apresentaram diferentes moções de rejeição e não apenas uma quando o executivo de Passos caiu no Parlamento.

A moção de rejeição pode ainda servir para "testar o cimento que está a colar" os partidos de esquerda e tentar encontrar fissuras entre as diferentes forças partidárias. "Aqui poderá haver alguma eficácia", admite Ricardo Jorge Pinto.

O comentador relembra que esta moção de rejeição não terá qualquer efeito prático e que até pode prejudicar os partidos de direita. "O chumbo já anunciado acabará por dar a ideia de que os partidos estão, pelo menos neste momento, unidos e sintonizados relativamente ao que devem fazer", prevê Ricardo Jorge Pinto.

pub