Ex-ministro Miguel Macedo arguido no processo "Vistos Gold"

por RTP
Lusa

O ex-ministro da Administração Interna vai ser interrogado nas próximas horas no caso dos vistos gold.

A informação está a ser avançada pelo Observador. O jornal online adianta que a audição está prevista para esta tarde no DCIAP (Departamento Central de Investigação e Ação Penal).

Miguel Macedo está a ser investigado há vários meses. A imunidade parlamentar foi levantada em julho passado.

Sobre o ex-ministro recaem suspeitas de prevaricação e tráfico de influências.
Ministério Público atrás de Miguel Macedo
Miguel Macedo demitiu-se do cargo de ministro em Novembro passado precisamente devido às suspeitas em torno do seu nome no caso dos vistos gold.Desde há dois meses e meio que saíam notícias de que o Ministério Público pretendia constituir Miguel Macedo como arguido no caso dos vistos gold. O mesmo fora referido na edição de 27 de junho no Diário de Notícias.

De acordo com nota do Ministério Público em finais de junho, quando foi apresentado o pedido de levantamento da imunidade parlamentar de Miguel Macedo, o ex-ministro da Administração Interna e um dos principais nomes do PSD será suspeito do crime de prevaricação de titular do cargo político, ou seja, terá favorecido amigos.

A pena vai de dois a oito anos de prisão.
Vistos gold envoltos em suspeitas
A atribuição de vistos gold transformou-se em Portugal num escândalo, após o desenrolar da operação que resultou em mais de uma dezena de detenções.

Sobre os indivíduos detidos caem suspeitas de corrupção, tráfico de influências, desvio de verbas e branqueamento de capitais.

A atribuição de vistos gold - criados no âmbito do programa de Autorização de Residência para Atividade de Investimento em Portugal (ARI) - é feita mediante três requisitos: aquisição de bens imóveis de valor igual ou superior a 500 mil euros, a transferência de capitais no montante igual ou acima de um milhão de euros e a criação de, pelo menos, 10 postos de trabalho.
Tópicos
pub