Governo promete devolução de quase 20% da sobretaxa do IRS

| Política
Governo promete devolução de quase 20% da sobretaxa do IRS

A ver: Governo promete devolução de quase 20% da sobretaxa do IRS

A ministra das Finanças nega que este anúncio tenha a ver com eleitoralismo.

Os contribuintes poderão vir a receber em 2016 quase 20% do que pagaram este ano de sobretaxa de IRS. O Portal das Finanças já tem um simulador que permite acompanhar a evolução da receita do IVA e do IRS e o crédito fiscal da sobretaxa.

No Portal das Finanças é possível ver a evolução das receitas de IVA e IRS: até junho, cresceram 4,2%, acima dos 3,7 previstos no orçamento para este ano. Assim, e caso esta evolução se mantiver, até 31 de dezembro, haveria lugar a uma devolução de 19% do que foi pago em sobretaxa.

Alguns exemplos: um casal com rendimento mensal de 1000 euros cada, iria pagar em 2015 226 euros de sobretaxa. Poderá ter uma devolução de 43 euros. Para um trabalhador que receba 2500 mensais brutos, a sobretaxa anual de 821 euros poderá sofrer uma redução de 156 euros.

Cada contribuinte tem agora disponível um simulador, no Portal das Finanças, assumindo que os rendimentos são iguais aos de 2014, ou podendo introduzir novos dados e calcular assim quanto vai receber de volta de crédito fiscal.

Relacionados:

A informação mais vista

+ Em Foco

Pela primeira vez desde que assumiu o mandato, o secretário-Geral da ONU fala abertamente à RTP dos principais conflitos globais.

É até hoje a mais icónica das aventuras da exploração espacial. Há 50 anos, o Homem chegava à Lua à boleia da NASA. Percorrermos aqui todos os detalhes da missão, dia a dia.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.