Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

“Nós Cidadãos” quer ser a voz dos indignados na Assembleia da República

por RTP

O novo partido diz estar à esquerda do PSD, mas à direita do PS. Mendo Henriques, presidente da Comissão Política Nacional do partido, defende que devem surgir “novos líderes e novas ideias” no panorama político.

"De certeza que não vou ser primeiro-ministro. Mas quero ser a voz dos cidadãos na Assembleia da República", afirmou Mendo Henriques em entrevista à RTP esta terça-feira.

Sobre o cenário político que as eleições vão trazer, o líder do “Nós Cidadãos” considerou que “não existirão maiorias”. "Em Portugal arriscamos menos do que os espanhóis, mas a mudança está em curso”, afirmou.
Prioridade à Segurança Social
O partido elege a Segurança Social como uma das prioridades do programa para as Legislativas, considerando que tal como existe neste momento “não é sustentável”.

Mendo Henriques lançou críticas aos socialistas. "O PS copiou-nos quando apresentou como fontes alternativas de receita da Segurança Social o IRC", argumentou na entrevista.

E lançou elogios, nomeadamente ao ministro da Saúde. "O Serviço Nacional da Saúde deve ser mantido. Paulo Macedo é a única figura que o tem defendido", adianta Mendo Henriques.

Em relação à atual crise de migrantes que a Europa atravessa, considera que "não há nenhuma razão para Portugal não acolher os migrantes que a Europa solicita", dizendo ainda ser “inacreditável como os apelos do Papa Francisco sobre os refugiados não são ouvidos".
pub