Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Orçamento retificativo aprovado com abstenção do PSD

por RTP

O Orçamento Retificativo foi aprovado com os votos a favor do PS, a abstenção dos PSD (com a exceção dos três deputados da Madeira, que votaram a favor) e os votos contra do Bloco de Esquerda, PCP e PEV, CDS e PAN.

A votação final global surgiu na mesma manhã em que houve a aprovação na generalidade do texto e respetiva discussão na especialidade.

O Retificativo segue agora para a Presidência da República para que seja promulgado até final do ano.

A discussão e votação do retificativo foi agendada depois do anúncio no domingo pelo Governo e o Banco de Portugal da venda do Banif ao Banco Santander Totta.

A venda deu-se por um valor de 150 milhões de euros, no âmbito da medida de resolução aplicada ao banco cuja maioria do capital pertencia ao Estado português, de forma a impedir a sua liquidação, numa operação que envolve um apoio público estimado em 2.255 milhões dez euros.

Hoje, no parlamento, o ministro das Finanças disse que a resolução do Banif é o "preço menor" a pagar pelo facto de o atual executivo ter feito em três semanas o que o "anterior governo não fez em três anos".

"É o preço a pagar por em três semanas o atual Governo ter de resolver aquilo que o XIX Governo Constitucional não fez em três anos. Ainda assim, é um preço menor", afirmou Mário Centeno.

(com Lusa)
pub