Rui Rio diz que Governo passou "a linha vermelha" obrigado pelo BE e PCP

por Antena 1

O ex-presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, afirmou que o Bloco de Esquerda (BE) e o Partido Comunista Português (PCP) não mandam no Governo porque este é formalmente do Partido Socialista (PS), mas são "absolutamente decisivos" no passar da linha vermelha.

"É evidente que o BE e o PCP são elementos decisivos no passar da linha vermelha, se o PS não precisasse dos votos parlamentares do BE e PCP não estaria a fazer as coisas da forma acelerada como está a fazer, estaria a fazer as coisas de forma mais calma", disse o social-democrata, no Clube dos Pensadores, segunda-feira à noite, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto.

Segundo Rui Rio, o governo passou a linha vermelha não porque o PS quisesse, mas porque foi obrigado a passá-la por força do BE e PCP.

"Eu acho que o caminho que é seguido, por exemplo, no alívio da austeridade é o caminho correto, a velocidade a que está a ser feito é que não é correta e está a pôr em causa o atingir de determinados objetivos fundamentais do ponto de vista macroeconómico", disse. 

O antigo presidente de câmara considerou que o caminho que a economia está a tomar, sem ser um caminho dramático, não é o caminho adequado, frisando que o rumo deveria ser o reforço das exportações e do investimento e, atualmente, não é o que está a acontecer. 

Quando questionado sobre qual o estado da Nação, Rui Rio salientou que no patamar político e, ao contrário do que seria de prever, "até existe alguma estabilidade".

"Existe uma maioria que se formou, podemos gostar ou não gostar, e o Governo pode cair, mas não se prevê que caía no imediato", disse Rui Rio. 

Do ponto de vista estrutural, o ex-autarca do Porto vincou que Portugal tem uma democracia "muito, muito, muito enfraquecida".

"Cada vez mais poderes não democraticamente eleitos tem mais poder do que aqueles que são democraticamente eleitos", sustentou.

pub