Sobretaxa não será devolvida de uma só vez, admite Costa

por António Nabo, Osvaldo Costa Simões

O primeiro-ministro revela que o país não dispõe de condições financeiras para fazer uma devolução total da sobretaxa do IRS.

Em entrevista ao jornal Público, a primeira desde a tomada de posse, o primeiro-ministro explica que o solução para o problema da sobretaxa terá de ser encontrada nas negociações com os partidos da esquerda que apoiam o Governo.

É um anúncio que contraria a vontade de PCP e Bloco de Esquerda em eliminar a sobretaxa do IRS na totalidade já no próximo ano .

António Costa garante que a divergência vai ser ultrapassada no diálogo com os partidos de esquerda no Parlamento. O primeiro-ministro diz confiar que o Governo vai durar os 4 anos da legislatura e cumprir aquilo com que se comprometeu

No setor dos transportes, António Costa quer fazer marcha-atrás nas decisões mais polémicas do Governo de Passos Coelho - as subconcessões dos transportes coletivos de Lisboa e Porto e na privatização da TAP.

Para seguir em frente está também o aumento do salário minimo nacional, que o Governo pretende subir para 530 euros em 2016, para chegar aos 600 euros em 2019.

Estas propostas vão ser discutidas já na quinta feira com os parceiros sociais.

Outro tema quente para resolver nos próximos tempos será também o Novo Banco. Depois de acusar o anterior Governo de gerir mal o caso, António Costa diz apenas que está já a trabalhar com o Banco de Portugal para garantir a estabilidade do sistema financeiro português.
pub