Vitória do “Gandhi de Lisboa” ecoa na Índia

por Christopher Marques, RTP
Hugo Correia, Reuters

No rescaldo das primárias, Costa subia à tribuna, por entre abraços e sinais de felicidade. “Este é o primeiro dos últimos dias deste governo”, exclamava o português, de origens indianas, que muitos acreditam será o próximo primeiro-ministro - um facto que não passou despercebido em Goa. Também na ex-colónia portuguesa, há quem queira que o “Gandhi de Lisboa” seja o próximo chefe do Governo de Portugal.

As origens indianas de António Costa são conhecidas do público em geral. O agora candidato do PS a primeiro-ministro é filho do escritor Orlando da Costa, de onde advêm as suas raízes goesas. Orlando da Costa nasceu em Moçambique, mas viveu grande parte da sua infância em Goa, a antiga colónia portuguesa.

As notícias que dão conta da vitória de Costa multiplicaram-se pelos órgãos de comunicação indianos. Logo no dia seguinte à vitória de Costa, jornais como o Indian Express, o Times of India e o Outlook India noticiaram a vitória de “Babush”, nome afetuoso como António Costa é tratado e que significa rapaz. Alguns media apelidam mesmo Costa de “Gandhi de Lisboa”, numa referência ao estilo de vida do presidente da autarquia lisboeta e às suas origens indianas.

“Os goeses estão a mostrar a sua presença política em Portugal”, analisa José Elmano Coelho Pereira ao Firstpost. Mesmo assim, o responsável pela organização da Semana da Cultura Indo-Portuguesa permanece cauteloso: “Por agora, é apenas candidato e falta um ano para as eleições. Celebraremos então”.

Mas se os órgãos de comunicação indianos se mostram efusivos na celebração da vitória de Costa, há também quem peça calma nas celebrações. Para Wilfred Mesquita, comissário de Goa com a pasta dos indianos não residentes, a mera eleição de Costa não é motivo para celebrar, a não ser que o próximo líder do PS reconheça as suas origens. “Se ele se identifica como português, então que razão temos para celebrar”, questionou Mesquita ao Firstpost.

No fim do artigo, o jornalista do Firstpost analisa as possibilidades de Costa ser eleito primeiro-ministro de Portugal, reparando que o precedente é positivo. Para além de Costa conseguir bons resultados nas sondagens, chega a candidato a primeiro-ministro depois de uma longa passagem pela Câmara Municipal de Lisboa, um cargo que tem sido um pequeno trampolim para os principais cargos políticos nacionais - que o digam Jorge Sampaio e Pedro Santana Lopes.
Tópicos
pub