Programas Rádio

FESTIVAL ANTENA 2

Géneros

  • Artes e Cultura

Informação Adicional

Episódio n.º20220226

Episódio 20220226 de 0

Teatro Nacional de São João e Teatro Carlos Alberto, Porto

15h00 CONFERÊNCIA
SER DO NORTE: A IDENTIDADE DE UMA REGIÃO (Sala Principal)
Moderador: Luís Caetano

Personalidades que marcam a vida social e cultural do Porto, de toda uma região e também a nível nacional, refletem acerca da identidade do Norte: o peso dos costumes, a influência da história, das ideias e pessoas que povoam um universo dinâmico, rico em paisagens e vivências. A relação com o resto do país, com o mundo e o modo como o olhar sobre si próprios tem evoluído, influenciando a identidade, expressa nomeadamente através das artes e em especial na literatura. Os caminhos que se anteveem no futuro.

18h30 PERFORMANCE
PALAVRAS DE BOLSO (Foyer)
Ana Isabel Gonçalves e Paula Pina

19h00 MÚSICA E DANÇA TRADICIONAL
PAULITEIROS DE MIRANDA (Sala Principal)
Campaniças de Toledo; 21 de Maio; Repassiado; Fado; Oufícios; Pingacho; Vinte e Cinco e Castelo * Pauliteiros de Miranda

21h00 TEATRO
ACHADIÇO (Teatro Carlos Alberto)
Autor, Encenador e Ator: Nuno Cardoso

Uma tela em fundo vira uma imensa página em branco e é o adereço-chave de que Nuno Cardoso lança mão para construir Achadiço, título-nome que recupera um regionalismo das Beiras, nomeadamente de Canas de Senhorim, de onde é originário. Quem não encaixa é um achadiço, e se esse substantivo se lhe colou à pele e lhe assenta como uma luva, também pode ajudar a caracterizar Achadiço, um espaço-tempo improvisado que não encaixa na moldura de uma peça ou de uma aula. Socorrendo-se da experiência que foi a criação de Apeadeiro (2018) - objeto reminiscente e íntimo, aggiornamento de si como cidadão e criador -, em Achadiço Nuno Cardoso constrói, para si e para o público (desafiado a repartir, à flor da pele, o improviso), um ponto de interrupção onde o sentido desse labor se devolve aplicado à vida. Nesse território de criação, a respiração da memória faz do tempo teatral um labirinto de referências e do corpo do criador/ator um buraco negro que tudo sorve e sintetiza.

Ficha Técnica

Título Original
FESTIVAL ANTENA 2