Programas tv

Stalker

Stalker

Géneros

  • Filmes - Ficção Científica

Informação Adicional

Uma viagem pela alma em tom de alegoria política e fantasia pessoal, num filme de ficção cientíca de Tarkovsky

Na chamada Zona Proibida, circulam rumores de que existe um quarto onde os mais íntimos desejos são realizados. Um conhecido escritor e um professor autoritário partem em busca deste quarto. São guiados por Stalker, o guia da Zona, que é tanto um santo tolo como o apóstolo de uma nova fé.

No centro de um país marcado pela desolação industrial existe um área designada por Zona, que se julga ser produto da queda de um meteorito ou da visita de seres extraterrestres e por isso mesmo declarada interdita e perigosa pelas autoridades. Stalker pertence a um tipo de homens que se dedica a organizar visitas guiadas pela Zona, que são, naturalmente, perigosas e clandestinas. Stalker prepara-se para conduzir dois homens, um escritor e um professor, à Zona, apesar dos protestos da sua mulher, que lhe chama a atenção para os dez anos de prisão que pode apanhar. O escritor vai em busca de inspiração e o professor por curiosidade científica. Uma bizarra e perturbadora odisseia, cujo objetivo é encontrar um lugar chamado Sala, onde lhes prometeram que todos os desejos serão satisfeitos.
Stalker é uma realização do malogrado e mal amado cineasta soviético Andrei Tarkovsky, que ao longo da sua acidentada carreira assinou um punhado de grandes filmes, muitas vezes incompreendido a Leste e a Ocidente. Stalker é um filme fascinante e insólito, uma longa e introspetiva viagem pela alma, que assenta numa fabulosa construção cénica, numa rigorosa mise en scène e num deslumbrante trabalho de imagem, para acompanhar a odisseia de três homens num universo misterioso, hostil e devastado. Um mundo simultaneamente irreconhecível e familiar, onde os seres humanos são obrigados a revelar-se, a confessar-se e a projetar-se espiritualmente. Uma obra complexa, entre a alegoria política e a fantasia pessoal, que parte da adaptação de uma história dos irmãos Strugatsky, premiada em Cannes e em Madrid no IMAGFIC, um festival de cinema dedicado ao Imaginário e à Ficção Científica, dois temas marcantes na obra de Tarkovsky.

Ficha Técnica

Título Original
Stalker
Intérpretes
Alisa Freyndlikh, Aleksandr Kaydanovskiy, Anatoliy Solonitsyn, Nikolay Grinko
Realização
Andrei Tarkovsky
Produção
Aleksandra Demidova
Autoria
Arkady Strugatsky, Boris Strugatsky
Música
Eduard Artemev
Ano
1979
Duração
155 minutos