Desalentado com a súbita mudança de interesse de Sílvia, Carlos procura Guida na Editora, para lhe propor uma reconciliação. Guida mostra-se completamente embasbacada com a declaração do seu ex-marido, mas percebe imediatamente o motivo de tal interesse. É que Sílvia, consciente de que o poder de Carlos deixou de ser preponderante nas decisões da Editora, aposta agora, na sedução de Jorge.
Ema e Mariana visitam o Atelier. Ema confronta Toni com toda a verdade acerca da relação que mantinha com Mário. A princípio, Toni ainda tenta disfarçar, mas torna-se evidente que tanto Ema como Mariana conheciam a natureza íntima da relação entre Mário e Toni.
Na Clínica, o Dr. Figueiredo procura falar com José Eduardo acerca do resultado das análises feitas na sequência do desmaio que vitimou o Professor na Lagoa de Óbidos. Figueiredo afirma que qualquer doente com uns resultados semelhantes seria imediatamente internado, dada a gravidade da situação clínica do Professor. José Eduardo não aceita o veredicto e insiste em continuar a fazer a sua vida, pois tem ainda muitos problemas para resolver antes de se dar ao luxo de descansar.
Quando chega a casa, José Eduardo diz a Fátima que se apercebeu do caso amoroso entre Kátia e Gonçalo. Não perdoa a Kátia por ter abandonado a casa e a família por causa de um amor, até então, secreto. Nem consegue compreender a razão de tal secretismo.
Por sua vez, Gonçalo janta novamente com Vaz. Desta vez, a sós, no mesmo restaurante, onde Gonçalo terá estado com Natércia, pela última vez antes da sua morte.
No escritório do Saldanha, Jorge prepara-se para convidar Idália para jantar. O convite é interrompido por um telefonema de Sílvia.