Programas tv

Solaris

Solaris

Géneros

  • Filmes - Ficção Científica

Informação Adicional

Prémio Especial do Juri no Festival de Cannes para um dos mais célebres filmes de Tarkovski, uma espantosa reflexão filosófica, humanista e metafísica nos confins do cosmos

Os três últimos residentes da estação espacial Solaris têm enviado misteriosas comunicações ao controlo terrestre. Quando o astronauta e psicólogo Kris Kelvin é enviado para investigar o fenómeno, começa a sentir os mesmos sintomas estranhos que afligem os tripulantes da estação, atirando-o para uma viagem até aos mais sombrios recantos do seu consciente.

Solaris, que conquistou o Grande Prémio do Júri, Prémio FIPRESCI no Festival de Cannes, é um dos filmes mais conhecidos do malogrado cineasta soviético, Andrei Tarkovski. Partindo da adaptação de um romance do polaco Stanislaw Lem, um importante autor dos domínios da ficção científica, Solaris acompanha a fabulosa odisseia de um psicólogo num remoto planeta que tem a extraordinária capacidade de materializar memórias e fantasias humanas. A partir daqui, Tarkovski, constrói uma admirável, fascinante e profunda reflexão humanista e filosófica em atmosfera futurista. Um autêntico poema cinematográfico de dimensão metafísica sobre o Homem em confronto com a sua consciência nos limites do cosmos, onde Tarkovski percorre temas marcantes na sua obra como a solidão, a incomunicabilidade e os enigmas da alma e da paixão, servido por um portentoso tratamento visual que muitos consideram ser a resposta soviética ao 2001-Odisseia no Espaço de Kubrick.

Ficha Técnica

Título Original
Solaris
Intérpretes
Donatas Banionis, Natalya Bondarchuck, Yuri Jarvet, Anatoli Solonitsin, Vladislav Dvorjetzki, Nikolai Grinko, Sos Sarkissian.
Realização
Andrei Tarkovski
Produção
Mosfilm
Autoria
Stanislaw Lem, Fridrikh Gorenshteyn, Andrei Tarkovsky
Música
Eduard Artemyev
Ano
1972
Duração
167 minutos