Programas tv

O FESTIM DOS TUBARÕES

O FESTIM DOS TUBARÕES

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

Todos os anos, ocorre nas águas sul africanas a grande migração das sardinhas. Milhares de milhões de sardinhas convergem para norte, levando no encalço uma multidão de predadores : homens, aves, golfinhos e ... tubarões

A longa migração das sardinhas começa perto do cabo da Boa Esperança, na confluência dos Oceanos Antártico, Atlântico e Índico. No Inverno austral, a corrente quente das Agulhas, que desce do Oceano Índico, perde força e deixa entrar uma corrente de água fria proveniente do Antártico. Esta mudança súbita tem como consequência a subida de toneladas de plâncton para Norte. Os cardumes de sardinha começam então a juntar-se para seguir essa fonte de alimento.
À medida que se dirigem para norte, as sardinhas agrupam-se em números cada vez maiores. Este fenómeno, a que os sul-africanos chamam "sardine run", atinge o seu auge nas costas de Durban. Milhares de milhões de sardinhas formam então um único cardume, que se estende por mais de dois quilómetros. Um cardume que atrai a atenção fatal de inúmeros predadores.
Entre eles, os homens, os golfinhos, as aves marinhas e os tubarões.
Quando esta impressionante concentração de peixe se começa a aproximar das praias de Durban, os biólogos do "Natal Sharks Board" têm apenas alguns minutos para dar a ordem de retirar as redes anti-tubarão que habitualmente protegem as praias sul-africanas. São quarenta e quatro quilómetros de redes, em 350 km de costa. Estas redes evitam eficazmente os ataques dos grandes tubarões que proliferam no litoral sul-africano e que ainda há pouco tempo aterrorizavam os banhistas : nos últimos dez anos, as autoridades sul africanas não registaram um único ataque de tubarão.
As redes anti-tubarão só são retiradas por altura do "sardine run" . Doutra forma. golfinhos e tubarões seriam facilmente apanhados por elas, e o "Natal Sharks Board" teria uma catástrofe ecológica entre mãos.
Os banhos de mar são temporariamente proibidos, e todos se dedicam à pesca da sardinha . Primeiro as aves marinhas, que caem literalmente do céu em cima do cardume, depois os golfinhos, que só nesta altura se aproximam da costa. Depois é a vez dos tubarões. Habitualmente solitários, agrupam-se em redor do cardume para melhor o apanhar. É um verdadeiro festim. Depois, quando centenas de milhar de sardinhas dão à costa nas praias de Durban, será a vez dos homens fazerem uma pesca milagrosa...

Ficha Técnica

Título Original
LE FESTIN DES REQUINS
Realização
John Jackon, Alain Zenou
Duração
26M minutos