Programas tv

Madeirenses Errantes

Madeirenses Errantes

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

Uma saga extraordinária de quase dois mil portugueses que emocionou o mundo protestante em meados do século XIX

Em Agosto de 1846, cerca de dois mil madeirenses, homens, mulheres e crianças, foram expulsos da ilha, vítimas de perseguições religiosas.
"Madeirenses Errantes" é um documentário sobre os descendentes desta saga, encontrados nos seus três destinos (Trinidad, Ilinóis e Havai), com o pano de fundo da aventura do seus antepassados.

Estes madeirenses tinham sido influenciados por um pastor protestante, o médico presbiteriano escocês Robert Kalley, naquela que foi a primeira grande evangelização protestante em Portugal. Barcos ingleses vieram buscá-los à baía do Funchal, encetando uma diáspora que atravessou oceanos e continentes.
O primeiro destino destes Madeirenses Errantes foi a, então, colónia britânica Trinidad e Tobago, nas Caraíbas. Lá deixaram uma influência na cultura que perdura até hoje. Nomes como Albert Gomes e Alfie Mendes (o avô de Sam Mendes, realizador premiado com o Oscar com "American Beauty") são considerados os pais de uma literatura tão pujante que já deu um Nobel (V. S. Naipaul). Mas a grande maioria destes portugueses não ficou nas ilhas e reemigrou para os Estados Unidos.
Centenas deles foram para o estado do Ilinóis, então (meados do séc. XIX), uma região de fronteira, porta do grande Oeste. Estabeleceram-se em duas cidades: Jacksonville e Springfield. Nesta, capital do Ilinóis, vivia o advogado Abraão Lincoln, em vésperas de ser eleito presidente americano. Muitos dos portugueses tiveram relações, documentadas historicamente, com o seu o ilustre cidadão: Lincoln emprestava-lhes dinheiro a juros, empregou cozinheiros e a sua mulher, Mary Todd, vestia bordados madeirenses.
Vária igrejas portuguesas foram construídas nas duas cidades e uma ainda funciona. Durante décadas, os serviços religiosos e os salmos eram feitos e cantados em português. Nos finais do séc. XIX, vários religiosos portugueses do Ilinóis foram convidados para ir para Havai, evangelizar a numerosa colónia portuguesa (madeirenses e açorianos) que tinham ido para os campos de açúcar. Assim, no meio do Pacífico, descendentes daqueles que foram expulsos de uma ilha do meio do Atlântico vieram a encontrar-se com descendentes daqueles que os expulsaram.

Ficha Técnica

Título Original
Madeirenses Errantes
Realização
Camilo Azevedo
Autoria
Ferreira Fernandes
Ano
2002
Duração
74 minutos