Programas tv

Em Nome da Terra, Gonçalo Ribeiro Telles

Em Nome da Terra, Gonçalo Ribeiro Telles

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

O ambiente na óptica de Gonçalo Ribeiro Telles

EM NOME DA TERRA tem autoria e realização da jornalista Rita Saldanha e produção de Miguel Ferraz e dá a conhecer melhor aos portugueses o homem, a pessoa, o político, o percurso e as ideias de Gonçalo Ribeiro Telles, o Pai da Ecologia, que aos 87 anos tem a certeza de que ?o homem do futuro está a nascer por todo o lado e é aquele que, com memória do passado, vai conseguir construir o futuro, ou seja, juntar a cidade e o campo?.
Nos últimos 50 anos, Gonçalo Ribeiro Telles não se tem cansado de alertar Portugal para a necessidade de adotar um modelo de desenvolvimento sustentável.
Para este ?missionário político? - como lhe chama Nuno Portas - o futuro sustentável assenta numa verdadeira política de Ordenamento do Território, onde é urgente conservar a Paisagem, preservando a Biodiversidade e mantendo os ciclos de vida dos sistemas naturais fundamentais à vida dos portugueses.
É EM NOME DA TERRA e da sustentabilidade de Portugal, com espírito de serviço, que este humanista considera que o país vive uma crise de valores por ter governantes ?desconhecedores do que é a Paisagem?.
Desde sempre incómodo para o sistema, já foi considerado um monárquico lunático.
No entanto, sempre que teve os destinos ambientais do país nas suas mãos, saiu em defesa da paisagem, da criação de corredores verdes nas cidades, protegeu o coberto vegetal e as Reservas Agrícola e Ecológica Nacionais.
A humanidade está numa encruzilhada, mas segundo o arquiteto paisagista, Portugal ainda é capaz de recuperar. Para isso, o país tem de voltar a ter referências, tem de conhecer a nossa Paisagem, as nossas raízes e as nossas emoções.
Para Gonçalo Ribeiro Telles ?todos estamos numa marcha?. Porém, ?enquanto caminhamos temos de refletir e ser inquietos na marcha??

Rever últimos episódios no RTP Play

Ficha Técnica

Título Original
RIBEIRO TELLES
Realização
Rita Saldanha
Produção
Miguel Ferraz