Programas tv

Portugueses Pelo Mundo

Egito

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

Egito

Episódio 8 de 8

O Egito, terra de Faraós e mistérios nunca resolvidos, atrai não só arqueólogos mas também milhares de turistas todo o ano. Seguindo as pistas da História e da Arqueologia, vamos das Pirâmides, aos mercados, à cultura egípcia tradicional, até ao Cairo contemporâneo. E de mala às costas, em direção ao Mar Vermelho, vamos ao encontro da estância balnear de luxo de El Ghouna.

Manuel José, 64 anos, Treinador de Futebol. Natural de Vila Real de Stº António. Fala-nos do complexo arqueológico de Giza, da herança e dos mistérios do antigo império faraónico.

Lília Ramos, 25 anos, Estudante. Natural de Santiago do Cacém. Com Lília, atravessamos alguns dos mais importantes centros religiosos do Cairo: no bairro cristão copta, visitamos a Igreja Suspensa, e no Cairo Islâmico, a passagem pela Mesquita Al-Hussein coincide com a oração de sexta-feira.

Pedro Costa Gomes, 33 anos, Fotógrafo. Natural de Penalva do Castelo. No Al-Azhar Park, ele fala-nos do seu fascínio inicial pela cidade. Na rua, toma um pequeno-almoço típico de Cairota e, de seguida, vamos ao Museu Egípcio ver os tesouros lá guardados: múmias faraónicas e a máscara de Tutankhamon.

Joana Saahirah, 30 anos, Bailarina e Professora de Dança Oriental. Natural de Lisboa. Encontramos a Joana em pleno Nilo. Leva-nos à rua Muhammad, antigo polo cultural da cidade, onde se encontra com amigos músicos numa loja de instrumentos tradicionais.

Filipe Jorge, 28 anos, Chefe de Cozinha e DJ. Natural de Lisboa. Encontramos o Filipe numa tenda beduína a fumar xixa. Conta-nos a origem de El-Ghouna com os resorts de luxo, turismo high class; os iates e apresenta-nos a sua namorada.

Próximas emissões deste episódio

  • RTP Memória

  • RTP Memória

  • RTP Memória

Ficha Técnica

Título Original
Portugueses Pelo Mundo
Produção
Eyeworks Cuatro Cabezas Portugal
Ano
2011
Série
3