Nós (IX)

Europa para todos

Episódio 17 de 51

Ao olharmos para as nossas agendas, podemos ver que o dia 9 de Maio está identificado como sendo o "Dia da Europa". O programa “Nós” vai contar-lhe a história ao longo desta emissão. A 9 de Maio de 1950 em Paris, Robert Schuman, o Ministro dos Negócios Estrangeiros Francês, lia uma declaração redigida por Jean Monnet onde apelava à construção de uma federação europeia, indispensável à preservação da paz! França foi assim a protagonista nesta ideia. E é de França que chega o nosso primeiro convidado: quer saber o que une Sérgio Godinho, José Mário branco e Camané? A música portuguesa e o produtor Alain Vachier.
E a seguir viajamos para Itália através da história de Silvana Urzini: a tradutora e atual Coordenadora de cursos do Instituto italiano de cultura de Lisboa. Veio para Portugal por amor e há já 18 anos que se sente em casa. E, foi também de Itália que veio o coreógrafo Marco De Camillis, ele está a tirar jovens da rua e a leva-los para o palco, muitos já estão selecionados. Agora é conciliar estudos e ensaios porque o espetáculo “Da Rua Para o Palco”, está quase a chegar.
E vamos também aos Países Baixos, conhecer um holandês que se assume como “ladrão de bicicletas”, jurista e produtor de televisão, sabe de quem estou a falar? Piet Hein, um homem que vive em Portugal há 17 anos e que já se considera português
Estas e muitas outras histórias fazem parte do mosaico cultural que é o nosso programa. Como sempre temos o nosso espaço de gastronomia, fique a conhecer a refeição que une muitos italianos à mesa.
São excelentes motivos para que se junte a nós!

Consultar emissões do programa
  • Emissões deste episódio

Próximas Emissões

Últimas Emissões