Programas tv

Santos de Portugal

Santos de Portugal

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

A perspetiva crítica e distanciada da importância de um conjunto de homens e mulheres que acreditaram ter sido chamados por Deus e de como as suas vidas mudaram a História do Cristianismo e a História de Portugal.

A glória de Santo António, a loucura de João de Deus, a crucificação de Gonçalo Garcia, a renúncia de Beatriz da Silva ao mundo, a fé que guiou Nuno de Santa Maria à vitória e muitas outras histórias de crença, arrependimento, entrega, morte e amor.
SANTOS DE PORTUGAL é uma série de 10 docudramas de 30 minutos que nos guia pelo mistério da fé. Integralmente filmada em HD, narra a vida de catorze santos portugueses ou que influenciaram decisivamente a História de Portugal.
Mas a biografia destes homens e mulheres que o topo da hierarquia católica reconheceu como santos ? intermediários privilegiados entre Deus e os homens ? é apenas o ponto de partida para uma viagem que começa na figura histórica de Jesus Cristo e termina nos dias de hoje, nas inquietações do mundo do século XXI.
De São Manços, hipotético mártir de quem se diz ter estado ao lado de Cristo na última ceia, a São João de Brito, missionário português do século XVII martirizado na Índia, passando pelos santos bispos de Braga, São Teotónio, consciência moral de Dom Afonso Henriques, ou pela Rainha Santa Isabel, SANTOS DE PORTUGAL mergulha na História do Cristianismo e na História de Portugal.

Que é um santo? Por que é que o Cristianismo precisa de santos? Como nasceram? Que acontecimentos passados poderiam ser explicados à luz da ciência contemporânea e quais podem realmente ser chamados de milagres? Como foi que a Humanidade pensou, em cada época, a sua relação com a transcendência? De que forma é que estas figuras extraordinárias influenciaram a formação duma identidade coletiva em Portugal? Quanto pode ter havido de político na canonização de alguns santos e na recusa em reconhecer outros? Que lugar têm hoje os santos, no contexto de um mundo que parece ter deixado de acreditar?
Estas e muitas outras questões são levantadas em busca de respostas numa série de conteúdo intemporal e forma surpreendente. Recriações dos momentos-chave das vidas extraordinárias destes catorze homens e mulheres. Entrevistas a teólogos, sacerdotes, leigos, investigadores, escritores e jornalistas. Ilustrações originais, animações gráficas, imagens de arquivo e outras exclusivas, recolhidas em comunidades religiosas que vivem recolhidas do mundo exterior.
Para crentes e não crentes. A perspectiva crítica e distanciada da importância de um conjunto de homens e mulheres que acreditaram ter sido chamados por Deus e de como as suas vidas mudaram a História do Cristianismo e a História de Portugal.

Ficha Técnica

Título Original
Santos de Portugal
Realização
João Osório
Produção
Companhia de Ideias
Ano
2012