Programas tv

Uma Mesa Portuguesa... Com Certeza

Berlim e Cabo Verde

Géneros

  • Entretenimento

Informação Adicional

Berlim e Cabo Verde

Episódio 18 de 18 Duração: 30 min

Nesta emissão, os aromas e paladares da gastronomia portuguesa ultrapassam as fronteiras e o muro, de Brandeburgo, para nos levarem a Berlim. Aqui, vamos ficar a saber como os alemães convivem com a comida portuguesa, como a vêm e o que mais gostam de toda a nossa ementa. Mas vamos conhecer muito mais! No restaurante "Carlos Caravela", o anfitrião conta a sua história de emigrante, dificuldades e sonhos concretizados; os hábitos diários de quem lidera uma cozinha portuguesa na Alemanha e as peripécias dos choques culturais.
Perto, na Europa, mas longe da nossa tradição gastronómica, vamos surpreender-nos com o geral desconhecimento dos habitantes do país de Merkl em relação ao peixe. Ao ponto de perguntarem se a sardinha tem espinhas.
Num outro continente, ainda num restaurante com os sabores do mar, vamos ver e ouvir nomes tão incomuns como esmoregal e badejo. Já se adivinha o segundo destino da emissão de hoje? Não? A dica tem, ainda a ver com o mar: Estamos na Cidade da Praia. Ainda na dúvida? Vamos ser mais precisos. Esta é a Ilha de Santiago, Cabo Verde, o restaurante é o "Pescador", e o nosso anfitrião o José Ramos. É com ele, no espírito informal africano, que vamos percorrer a ilha em busca de produtos para a sua cozinha. É que ao contrário de Berlim, este é um restaurante longe das grandes ofertas dos países mais ricos do mundo. E como se contornam estas dificuldades num restaurante obrigado a servir as melhores refeições duas vezes por dia? Isso é o que vamos ficar a saber nesta emissão de "Uma Mesa Portuguesa". O programa que o leva, sempre, a jantar fora. De Portugal.

Ficha Técnica

Título Original
Uma Mesa Portuguesa... Com Certeza
Realização
Ivan Dias
Produção
Duvideo
Ano
2012
Duração
30 minutos
Série
I