Programas tv

Sociedade Civil

Profissão: Ama

Géneros

  • Magazines

Informação Adicional

Profissão: Ama

Episódio 166 de 0 Duração: 90 min

As amas sempre existiram, uma profissão muito antiga e que tem diferentes perspetivas e conotações nas distintas sociedades. As amas internas, as amas externas, as amas de leite...
Desde o concílio de Trento (realizado de 1545 a 1563) a igreja Católica destinou a mulher ao espaço doméstico e privado, fazendo desta um suporte para a família e contribuindo para que o marido ficasse em casa e o lar fosse mantido segundo os costumes e normas morais estabelecidas, visando assim um controle e uma padronização moral da sociedade.
Foi somente a partir dos movimentos feministas de 1970 que se tornou possível a ocorrência de várias mudanças em relação à posição social da mulher. Essas mudanças, ocorridas nas últimas décadas, também contribuíram para que a ideia de uma mulher-indivíduo começasse a impor-se frente à ideia da mulher-natureza destinada a ser mãe e dona de casa, pois, na contemporaneidade, a mulher almeja o sucesso pessoal sem mediadores, incluindo nos seus ideais de vida a realização profissional. Assim, toda esta alteração do papel social da mulher teve impactos profundos na forma de gestão e organização familiar.
O casal, pais, cada um com o seu emprego necessitam de encontrar respostas, muitas vezes fora da rede familiar, para cuidar dos filhos. A preocupação com a qualidade dos espaços, a segurança, o conforto onde deixar os filhos: a procura por serviços de confiança. Muitas vezes optam por amas particulares pela avaliação que fazem entre rácio/criança e educadores.
Por outro lado, nos dias de hoje, percebemos que são várias as pessoas que optam por ser Ama, num determinado momento de vida. O gosto pelas crianças, o desemprego, a experiência anterior com familiares levam a querer tornar-se Ama.
Será esta uma forma fácil de ganhar alguns trocos? Será que há uma maior procura por parte dos pais na tentativa de um acompanhamento mais personalizado para com as crianças? Mas que tipo de formação têm estas pessoas? Até que idade deve uma criança ficar com uma ama (2 ou 4 anos)? Que entidade recomenda aos pais as amas? As amas da segurança social são para todos? Que avaliação faz a segurança social para certificar uma ama? Importa para os pais, na tomada de decisão, saber a legalidade destes profissionais? E o que ganham eles e os educadores com a legalização da profissão? São as amas motivo de ciúmes para as mães?

Ficha Técnica

Título Original
2014
Intérpretes
Apresentação de Eduarda Maio
Produção
RTP
Ano
2014
Duração
90 minutos
Série
9