Programas tv

Sociedade Civil

Dia internacional da luta contra a sida

Géneros

  • Magazines

Informação Adicional

Dia internacional da luta contra a sida

Episódio 194 de 0 Duração: 90 min

O recente relatório "Saúde para os adolescentes do mundo" da Organização Mundial de Saúde (OMS), revela que 1,3 milhões de adolescentes morreram em 2012 apontando o VIH como segunda causa de morte, sendo a primeira os acidentes rodoviários. Sendo que, entre 1983 e 2013 foram notificados oficialmente como portadores da infeção VIH/sida cerca de 43 mil pessoas.
O coordenador do programa nacional da Direção-Geral da Saúde adiantou que a "prevalência estimada" da doença em Portugal se situa nos 0,6 a 0,7 por cada 100 mil habitantes, dados que se revelam preocupantes.
O Vírus da Imunodeficiência Humana, mais conhecido por SIDA ou HIV é uma das temáticas abordadas na escola, o que proporciona aos jovens um maior contacto e conhecimento sobre a existência da doença, e principalmente, formas de evitar o contagio. Por outro lado, assiste-se a um crescente aumento do número de infetados.
A estigmatização e a descriminação são ainda notadas no seio de algumas comunidades contra as pessoas que são HIV positivas. Por vezes, verificam-se inclusivamente maus-tratos porque existem ideias falsas sobre o vírus da SIDA. Como por exemplo, contrair a doença se abraçar, beijar ou partilhar chávenas com pessoas portadoras do vírus.
Um dos objetivos do Programa Nacional VIH/SIDA para o período 2012/2016 é reduzir em 25_ o número de casos de infeção e baixar para metade o número de casos de sida, "a forma mais avançada de doença".
No dia mundial da luta contra a SIDA o Sociedade Civil vai procurar esclarecer algumas das muitas dúvidas que podem assombrar a vida humana.
Qual o grupo mais propenso a contrair a doença? Quais são os mitos à volta desta doença? Só acontece aos jovens? Assiste-se a uma desvalorização da doença na população de meia-idade e idosos? Em pleno Séc. XXI assiste-se a dúvidas básicas de como a doença é transmitida? Os jovens são informados e preocupados? Quando está em fase de tratamento controlado, a possibilidade de transmissão a outra pessoa diminui? Aquando de uma tomada de decisão sobre a vida sexual, será que as pessoas pensam no HIV? O que têm feito as organizações não-governamentais para a luta contra esta doença? A conjuntura social conduz a constrangimentos ao nível do investimento solidário? A situação económica, que obstáculos coloca aos doentes? Como são feitos os testes de HIV?

Ficha Técnica

Título Original
2014
Intérpretes
Apresentação de Eduarda Maio
Produção
RTP
Ano
2014
Duração
90 minutos
Série
9