Programas tv

Sociedade Civil

Ainda Acreditamos no Políticos

Géneros

  • Magazines

Informação Adicional

Ainda Acreditamos no Políticos

Episódio 196 de 0 Duração: 90 min

"A clivagem entre políticos e cidadãos tem sofrido um aumento exponencial nos últimos anos, basta olhar para os estudos de opinião ou ouvir o cidadão comum falar de política e dos políticos. De forma geral, a classe política não beneficia de uma imagem muito favorável junto do chamado povo da Nação. O divórcio entre os cidadãos e a política não é de agora, mas tem-se acentuado cada vez mais nos últimos anos. E isso nota-se, em especial pelo nível de absentismo, especialmente de novos eleitores, quer nas eleições europeias, quer nas legislativas. Especialmente nos jovens esta situação é mais gritante: Muitos não sabem distinguir os partidos, apenas sabem que "existe um que é rosa e outro que é laranja". E quando lhes perguntam: "És de esquerda ou de direita?" Nem sabem o que responder.
O mundo político passa-lhes ao lado. Será que a política é um assunto "chato", a que não vale a pena dar importância? Ou, pelas políticas que se têm imposto, mais vale ignorá-la de vez? Uma coisa é certa: se os jovens não começarem a consciencializar-se da importância da política partidária, o número de mesas de voto irá diminuir.
Por outro lado os políticos e os partidos tradicionais têm a sua imagem desgastada, tem-se sucedido escândalos e suspeitas de corrupção o que fazem aumentar ainda mais o descrédito na política. Talvez por isso a política hoje seja muito feita de "casos", de "personagens", de "grupos ou fações" e cresçam os movimentos apartidários de cidadania, que procura encontrar um lugar na democracia onde possam fazer política."
Mas de que forma é que podemos reverter esta situação? Que medidas devem ser tomadas para que a politica seja vista com melhores olhos? Como fomentar a participação dos jovens? O que importa mudar? Neste Sociedade Civil vamos abordar estas e outras questões.

Ficha Técnica

Título Original
2014
Intérpretes
Apresentação de Eduarda Maio
Produção
RTP
Ano
2014
Duração
90 minutos
Série
9