Programas tv

Sociedade Civil

Solidão na Cidade

Géneros

  • Magazines

Informação Adicional

Solidão na Cidade

Episódio 199 de 0 Duração: 90 min

Será que solidão atrai solidão?
O número de pessoas que vivem sozinhas é cada vez maior nas grandes cidades da Europa e da América. Segundo alguns psicólogos, este grupo está mais exposto a sofrer de doenças físicas e psíquicas, o seu sistema imunológico mostra-se menos estável, menos forte e mais propício a contrair doenças crónicas.
De acordo com Perlman e Peplau (1982), solidão é uma experiência desagradável que ocorre quando a rede de relações sociais de uma pessoa é deficiente nalgum aspeto importante, quer quantitativa quer qualitativamente.
Em boa verdade, vários são os motivos que podem levar à vida solitária, quer por opção, por condicionalismos e/ou crises familiares/conjugais.
Cuidar dos idosos constituía uma das responsabilidades das famílias e o envelhecer era um processo integrado num ciclo de vida/trabalho. Com a emancipação da mulher, deixou de haver disponibilidade para tal tarefa tendo a sociedade procurado encontrar um novo equilíbrio. Os tempos são outros e apesar da boa vontade, os filhos hoje não têm as mesmas possibilidades que antigamente de tomar a seu cargo os pais idosos tanto mais que, na cidade, existe frequentemente o problema do alojamento.
Por outro lado, que não se pense que falar de solidão é falar de uma população idosa. Cada vez são mais os jovens que vivem sozinhos, que não conhecem os vizinhos, que a sua rede de sociabilidade passa maioritariamente por redes sociais e meios tecnológicos. Afinal viver rodeado de gente não significa que a pessoa não viva em solidão!
Será que quanto mais uma pessoa se isola, à medida que o tempo vai passando, mais isolada quer estar? Será que as pessoas percebem que a sua companhia é a solidão? Como se chega a uma fase de solidão? Como são os relacionamentos de quem vive em solidão? Existe falta de afetos? A solidão pode ser preenchida? A solidão é fundamental para algumas pessoas?

Ficha Técnica

Título Original
2014
Intérpretes
Apresentação de Eduarda Maio
Produção
RTP
Ano
2014
Duração
90 minutos
Série
9