O papel dos museus na atualidade tem sido profundamente discutido na sua dimensão social e sobretudo educativa. Paralelamente, este é também um instrumento das suas tutelas, não só pela capacidade de captação de públicos que permite (nomeadamente turistas), mas também pela própria promoção do território, e especificamente do património cultural que esta instituição possibilita. A proximidade que alguns museus têm com as comunidades que os contextualizam, permite-nos avançar com o termo "museu de comunidade", definindo desta forma a relação que se estabelece entre museu e um segmento do seu público, que é também responsável pela sua própria existência: a comunidade. O museu é desta forma, um elemento de confronto entre diferentes realidades - económica e identitária, e de aglutinação, permitindo que estas realidades coexistam num mesmo espaço.
O 1.º Seminário de Museus de Comunidade e Desenvolvimento e Produtos Turísticos Culturais, realizado no dia 12 de Julho de 2014, teve como objetivo centrar-se na realidade museológica da região do Médio Tejo, nomeadamente nos 13 municípios compreendidos pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo. Discutiu o papel dos museus de comunidade na região, a perceção que existe sobre esta tipologia de museu, e as diferentes ferramentas utilizadas para responder às necessidades criadas pelos diferentes segmentos de públicos.