O turismo português tem demonstrado, mesmo em tempos de crise, grande capacidade de adaptação. A percentagem do valor do turismo no PIB português é superior a 10_. Em 2008 estava pouco acima dos 8_. Nos últimos anos o setor do turismo em Portugal foi dos que melhor respondeu à situação de recessão económica e até encontrou soluções para crescer.
O crescimento do setor turístico potencia, assim, o aparecimento de novos negócios e até a revitalização daqueles que originalmente integravam outros sectores de atividade.
Neste programa pretende-se encontrar respostas para as seguintes questões:
Quais são as principais mais-valias que Portugal apresenta para o turismo? Este é um sector de atividade com potencial para gerar riqueza e promover empregabilidade? Comparativamente com outros países europeus, de que forma poderá Portugal destacar-se como destino turístico? A oferta de serviços turísticos é uma delas? O turismo é um sector de atividade rentável que atrai empreendedores? O turismo português é sazonal? Que impacto tem a sazonalidade para os negócios deste sector? A revitalização de negócios tradicionais para o sector do turismo poderá ser um investimento rentável e com futuro?