Programas tv

Portugueses pelo Mundo

Quito

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

Quito

Episódio 17 de 20 Duração: 45 min

O "Portugueses Pelo Mundo" viaja até Quito, a capital do Equador e a primeira cidade eleita Património Cultural da Humanidade pela Unesco.
É na cidade Metad del Mundo, onde está a linha que separa o Mundo, que conhecemos Joana Chaves, engenheira civil, natural de Lisboa. É neste local que nos fala das curiosidades daquela cidade e da sua ida para o Equador. Segue-se um passeio pela pequena vila de Baños, onde está a emblemática "Casa Da Árvore" e existe um dos maiores baloiços do mundo. É através do vigia da "Casa da Árvore" que ficamos a saber como tem sido a atividade do vulcão Tungurahua, ainda em atividade. Nesta viagem haverá ainda tempo para visitar uma das maiores cascatas do Equador, "Pailon del Diablo" e para experimentar uma atividade radical única, a "Bola Louca". É na zona de bares, "El Mariscal" que ficamos a conhecer alguns amigos de Joana e uma das muitas vendedoras de rua que vendem de tudo um pouco, fora de horas. É na companhia do namorado e dos amigos que conhecemos o "Café Democrático", local onde é possível fazer uma das atividades mais apreciadas por Joana, dançar salsa, que nos despedimos e ficamos a conhecer os seus desejos para o futuro. Com Olímpio Rato, chefe de produção, natural de Torres Novas, viajamos pelos vários locais do "Mercado de Otavalo", o maior a céu aberto que existe no país e onde se pode encontrar um pouco de tudo aos melhores preços, desde que se saiba "regatear" os mesmos. Aqui ficamos a conhecer a sua ligação ao país, o que mais aprecia e algumas curiosidades equatorianas, como o "hualcar", uma peça com uma carga simbólica muito especial e que é usada praticamente por todas as mulheres. Olímpio dá-nos ainda a conhecer um pouco da língua "quíchua", idioma falado por todas as pessoas daquela região.
É em Cotacachi, o centro agrícola do país, através de um representante de uma organização local, que descobrimos mais uma tradição, desta vez o "Inti Raymi" ou "Festa do Sol", que se comemora a 24 de Junho e se tornou num verdadeiro bilhete-postal da localidade. Ao cair da noite ficamos a conhecer a sua mulher, com quem vai degustar alguns pratos típicos da cozinha equatoriana, numa das ruas do Bairro de La Ronda, um dos que mais têm influência espanhola. É aqui que nos fala das saudades da família portuguesa e da paixão pelo Equador. Nuno Queirós, representante do PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, natural do Porto, recebe-nos na montanha do "El Panecillo", que é um verdadeiro miradouro da cidade. É aqui que nos fala do seu trabalho, da geografia de Quito, dos terramotos que por vezes afetam o país e da forma como o seu trabalho pode ajudar. É numa visita guiada ao centro histórico de Quito, que parte da Praça da Independência, que ficamos a conhecer algumas ruas e curiosidades do local que fica a uma elevada altitude. É numa dessas ruas que nos apresenta uma colega do município de Quito, coorganizador do "Em Marcha". Com eles ficamos a conhecer "Nina Folk", um dos muitos negócios apoiados por esse programa desenvolvido pelo PNUD. É no Parque La Carolina, que nos apresenta a sua família e nos explica como o espaço foi adaptado para atividades familiares e é também utilizado para grandes eventos, como foi o caso da visita do Papa João Paulo II, em 1985 e mais recentemente do grande concerto das Nações Unidas, para angariar fundos para apoiar a reconstrução de Quito. Na despedida fala-nos das vantagens do seu trabalho, que lhe permitem conhecer muitas culturas e países. Olga Miranda, consultora de ambiente e natural do Porto, começa a sua visita à cidade no Mercado de Santa Clara, um dos mais conhecidos de Quito e onde é possível provar algumas frutas caraterísticas da região, de que são exemplo os "patacones".

Ficha Técnica

Título Original
Portugueses pelo Mundo
Ano
2016
Duração
45 minutos
Série
8