Programas tv

Literatura Aqui

É de nostalgias que fazemos o Literatura Aqui esta semana

Géneros

  • Magazines

Informação Adicional

É de nostalgias que fazemos o Literatura Aqui esta semana

Episódio 17 de 42 Duração: 30 min

Começamos a "Profissão de Fé" na poesia de Ozias Filho. "A seguir, a história do Pastor", de Daniel Maia-Pinto Rodrigues, leva-nos a conhecer o homem que, enquanto abria cervejas e fritava amêndoas, falava de nostalgia.
Lourença Baldaque, neta de Agustina Bessa-Luís, conta como a avó a inspirou. Apesar de não ser possível dissociá-la do nome de uma das mais importantes romancistas portuguesas, Lourença afirma-se hoje como escritora em nome próprio.
Desafiados pelo ator e diretor artístico do Teatro Meridional, Miguel Seabra, percorremos as ruas da Mouraria, em Lisboa, enquanto descobrimos a personagem da sua vida. Acabamos metralhados pela "arma absoluta" desta personagem de "alma grande": o sorriso. Com a poesia de Adélia Prado, voltamos à infância e perguntamos se a vida que passou foi real ou inventada.
Tempo então para "saborear" o pudim flan feito pela Flanzine. João Pedro Azul e Luís Olival provam ter mão para o segredo desta receita de uma carismática fanzine. Da lista de ingredientes, contam-se vários autores e ilustradores.
Despedimo-nos com um "sumo de lua e de laranja", de David Mourão Ferreira, e excertos de "As minhas lembranças observam-me", do escritor sueco Tomas Transtromer.

Ficha Técnica

Título Original
Literatura Aqui 2017
Produção
Até ao Fim do Mundo
Ano
2017
Duração
30 minutos
Série
III