Programas tv

Atlântida Açores 2021

Viajar no Tempo e Cantar às Estrelas

Géneros

  • Entretenimento

Informação Adicional

Viajar no Tempo e Cantar às Estrelas

Episódio 3 de 26 Duração: 90 min

Com Maria das Mercês Pacheco, vamos desvendar o "... Olhar estrangeiro sobre as ilhas dos Açores desde o século XVI". É o resultado de uma pesquisa antológica que nos dá a conhecer e, livro a vivência e o pensamento de vários viajantes estrangeiros, oriundos de vários países.
Como diz a própria autora desta singular coletânea: " viajar nos Açores sob o olhar de quem nos visita é ficar preso de um certo sortilégio que se desenrola à medida que o fio das histórias que vivem dentro dos nomes e dos números se revela para chegar a este paraíso (re)comendado."
Este é um dos desafios que o "Atlântida" deixa para esta emissão, e que naturalmente contará com outras assinaláveis propostas:
Vamos conhecer as estratégias de duas excelentes publicações, dinamizadas pelos departamentos culturais dos Governos Autónomos dos Açores e Madeira, com as Coordenadoras editoriais das revistas "Cultura Açores", Humberta Augusta, e "Islenha", Cláudia Faria.
Entre outros convidados, Carlos Borges Ferreira e Renato Bettencourt, músicos compositores instrumentistas ligados à música tradicional açoriana, e em tempo de evocação a Nossa Senhora das Estrela, uma referência particular a esse culto tão tradicional nos Açores, particularmente na cidade da Ribeira da Grande.
Remonta ao século XIII, uma das primeiras devoções marianas da igreja em Portugal: o culto a Nossa Senhora da Estrela, da Candelária, da Luz ou das Candeias, assinalado com grande entusiasmo e participação, pondo termo à chamada quadra natalícia.
Associada aos ritos das antigas deusas da fertilidade, sabe-se que naquele concelho é uma festividade secular de âmbito religioso e com manifestações em redor de raiz profana.
Em tempo de pandemia, António pedro Costa, autor do livro "A Cidade das Estrelas" ajuda-nos a conhecer e a evocar em pormenor o culto à padroeira daquela cidade nortenha da ilha de São Miguel e o que significa a grandiosa manifestação "Cantar às Estrelas" que costuma levar milhares de pessoas pelas ruas da cidade.
Com tanta viagem e por estarmos na Ribeira Grande, Lena Goulart aproveita para visitar o "Museu da Emigração", espaço da encruzilhada de todas as partidas e chegadas e preservação de um património colectivo que transborda de memórias, emoções e saudade.
Não faltará a gastronomia do restaurante " Casa do Abel" de Água de Pau, considerado por muitos, o "Santuário da Carne" e animação musical com a banda "Dreaming in Black"; Rafael Carvalho; João da Ilha, e grupos de " Cantar às Estrelas ".

Ficha Técnica

Título Original
Atlântida Açores 2021
Produção
RTP AÇORES
Autoria
Apresentação de Sidónio Bettencourt
Ano
2021
Duração
90 minutos
Série
20