Programas tv

A LISTA DE SCHINDLER

A LISTA DE SCHINDLER

Géneros

  • Filmes - Drama

Informação Adicional

Spielberg recriou de forma portentosa o Holocausto num filme tão impressionante quanto comovente, que fica para a História do Cinema.

O industrial Oskar Schindler, membro do Partido Nazi Alemão, percebe que pode fazer muito dinheiro em Cracóvia em 1939. Hábil manipulador e grande sedutor, Schindler toma a direcção de uma fábrica de artigos de cozinha que tinha pertencido a capitalistas judeus e torna-se rapidamente num homem rico, sobretudo depois de firmar contratos com o exército alemão. Em íntima colaboração com o seu contabilista judeu, Itzhak Stern, emprega exclusivamente judeus na fábrica que se transforma assim numa inesperada esperança de vida para muitos judeus. Schindler recruta o seu pessoal no campo de concentração de Plaszow, dirigido pelo demencial e sádico Amon Goeth, oficial das SS, de quem Schindler se torna amigo e confidente. Em 1944, perante a aceleração da "Solução Final", Schindler vai irónica e inesperadamente gastar toda a sua fortuna para salvar das câmaras de gás os seus trabalhadores judeus, que passarão os últimos meses da guerra a trabalhar numa nova fábrica produzindo munições inúteis. Um nazi oportunista e fútil tinha salvo da morte mais de 1100 judeus.

"A Lista de Schindler" foi a mais arrojada aposta cinematográfica de Steven Spielberg e o filme que mais glória e reconhecimento lhe proporcionou, depois de se tornar num êxito mundial e de ter sido o grande vencedor dos Oscares da Academia de Hollywood nesse ano. Partindo da adaptação de um romance de Thomas Keneally, sobre a incrível história de um nazi que salvou da morte mais de 1100 judeus dos campos de extermínio durante a Segunda Guerra Mundial, Spielberg constrói uma das mais comoventes, notáveis e impressionantes evocações do Holocausto nazi. Com a sua espantosa capacidade narrativa assina um doloroso e inteligente filme de memória sobre um tempo e uma situação histórica de rara brutalidade e crueldade homicida, fugindo todavia a todos os lugares comuns de tese e fácil simbologia. "A Lista de Schindler" é, pois, uma portentosa evocação do Nazismo e dos seus mecanismos, a partir do retrato exemplar de um homem que se transformou num herói por razões aparentemente inexplicáveis e que, nas suas alucinantes, belas e perturbadoras imagens a preto e branco, se revela uma espantosa parábola sobre o valor do indivíduo e a força transformadora das suas acções.

Ficha Técnica

Título Original
SCHINDLER ´S LIST
Intérpretes
Liam Neeson, Ben Kingsley, Ralph Fiennes, Caroline Goodall, Jonathan Sagalle, Embeth Davidtz, Malgoscha Gebel, Shmulik Levy, Mark Ivanir.
Realização
Steven Spielberg
Produção
Steven Spielberg, Gerald Molen e Branko Lustig
Autoria
Steven Zaillan
Música
John Williams
Ano
1993
Duração
187m (p/b) minutos