BELENENSES CONQUISTA A TAÇA PORTUGAL, por Rui Alves

O râguebi surge pela primeira vez em 1823, no famoso Colégio da cidade inglesa de Rugby do condado de Warwickshire, quando um jovem aluno de apenas 16 anos William Webb Ellis (nome pelo qual foi batizado o troféu do Campeonato do Mundo), pegou na bola com as mãos e corre direito à baliza adversária, caso existisse, não seria necessário recorrer ao arbitro assistente de vídeo (VAR) para esta gritante violação às já estabelecidas regras do “Football Association”.


Com a prática e obedecendo a outro tipo de leis esta modalidade que exige muita resistência dos seus jogadores que obedecem a uma estratégia para conquistar o terreno ao adversário, iria ganhar uma enorme popularidade.


O movimento dos clubes ingleses origina a RFU (Rubgy Football Union), isto é, uma Federação da modalidade, que nos dias de hoje, se encontra filiada no IRB (International Rugby Board). A Federação Mundial integra atualmente mais de 100 Federações Nacionais.



O jogo entre oficiais de uma esquadra inglesa e o Lisbon Football Club em 1903, assinalaria o início da história do rugby em Portugal, mas somente no final da década de cinquenta é que apareceram as primeiras provas oficiais.



Substituindo a Associação de Rugby de Lisboa criada em 1926 que fomentava as competições de âmbito nacional com as regiões de Coimbra e Porto, foi fundada em 1957 a Federação Portuguesa de Rugby, que dois anos depois era responsável pelas duas principais competições, Campeonato Nacional e Taça de Portugal.



O Clube Futebol “Os Belenenses” iria festejar por ser o primeiro campeão de Portugal tal como o primeiro vencedor da Taça.