Ouvir
Boulevard
Em Direto
Boulevard André Pinto

Destaques

Intersections #13 #14 | 24 Dezembro

CI Community Project | Antena 2

|

Intersections #13 #14 | 24 Dezembro Intersections #13 #14 | 24 Dezembro

A Antena 2 online apresenta, a partir de 25 de Março, a série de 20 performances, Intersections, um projeto comunitário de Compositores e Improvisadores, da iniciativa de Javier Subatin.


Composers and Improvisers Community Project

                  | Intersections |

    Performances de Dezembro


#13 João Mortágua & Iago Fernández | #14 Sumire Kuribayashi & André Carvalho


Intersections #13 | João Mortágua & Iago Fernández






João Mortágua | Saxofonista e compositor português radicado em Coimbra; dá aulas de saxofone jazz e combo no Conservatório de Música de Coimbra.
Lançou 5 álbuns próprios: “Janela” (2014), “Mirrors”, “AXES” (2017), “Dentro da Janela” (2019) e “MAZAM: Land” (2020), todos por portajazz.com/carimbo.
Também toca em agrupamentos com Nuno Ferreira, André Fernandes, Carlos Bica, André Santos, Filipe Teixeira, Hugo Raro, Nelson Cascais, Diogo Alexandre, Luís Figueiredo, Paulo Santo, Bruno Pernadas, Jeffery Davis, Alexandre Coelho, Gonçalo Moreira & Bernardo Moreira, entre outros músicos / compositores talentosos.
Mortágua estudou no Conservatório de Música de Aveiro e frequentou workshops em Siena, Begues e Guimarães; terminou a licenciatura na ESMAE (Porto) em 2009, onde integrou o Combo do ano em 2007. Em 2017 foi considerado Jazz Músico do Ano pela televisão nacional.


Iago Fernández | Baterista e compositor de Cangas, Galiza (Espanha). Desde os 18 anos, Iago tocou regularmente em festivais de jazz e clubes em todo o mundo com músicos como Steve Nelson, Avishai Cohen (trompete), Omer Avital, John Hébert, Perico Sambeat, Jesse van Ruller, Joris Roelofs, Ben Van Gelder, Masa Kamaguchi, Javier Colina, Albert Sanz, Jorge Rossy, Román Filiú, Andrzej Olejniczak, Logan Richardson, John O'Gallagher, David Virelles e Petros Klampanis. 
Apresenta-se como sideman em cerca de trinta álbuns, mais três álbuns como líder. Em 2017 obteve o prémio ‘Martín Códax’ como o melhor projeto de jazz do ano na Galiza. Em 2018-2019 Iago foi selecionado para o prestigiado programa Focusyear no Jazzcampus of Basel (Suíça), para aprender e  apresentar-se com Dave Liebman, Norma Winston, Wolfgang Muthspiel, Jim Black, Ambrose Akinmusire, Seamus Blake, Marilyn Mazur, Billy Childs, Julian Lage, Django Bates, John Hollenbeck e Guillermo Klein.



Intersections #14 | Sumire Kuribayashi & André Carvalho






Sumire Kuribayashi | A pianista e compositora é presença constante na cena de jazz do Japão e no exterior, conquistando públicos por todo o mundo com a sua forma lírica e eloquente de tocar piano. 
Lançou cinco álbuns com o seu nome e fez digresões no Japão e na Europa, recebendo aclamação generalizada. 
Sumire licenciou-se no curso Jazz & Pops na Shobi University em Saitama, Japão, enquando desenvolvia uma carreira artística em Tóquio. Em 2014, Sumire lançou o seu álbum de estreia ‘Toys’ com a chancela de jazz japonês Somethin ’Cool Records e apresentou-se no Blue Note Tokyo. O seu álbum de estreia foi escolhido por prestigiadas revistas de jazz e recebeu o prémio ‘New Star’ no Jazz Life Disc Grand Prix 2014, consolidando-se como estrela em ascensão com uma voz única na indústria musical japonesa. Sumire lançou o seu segundo álbum de trio, 'Travelin', em 2015. Este álbum recebeu uma crítica pela revista italiana de jazz Jazz Convention, que escreveu: “Pertencente à geração jovem da cena jazz japonesa, Kuribayashi tornou-se nos últimos anos uma das pianistas mais apreciadas tanto pelas suas notáveis ​​qualidades criativas como pela notável narrativa com que cruza as texturas da sua música". 
Em 2017, colaborou com o lendário baixista japonês Hideaki Kanazawa para lançar um aclamado álbum em duo ‘Nijuso’, através da Roving Spirits Records. 
Em 2018, Sumire lançou os seus dois álbuns - 'Pieces of Color', uma coleção de grandes composições com 11 dos maiores músicos de jazz do Japão, e 'The Story Behind', um álbum intimista de trio de piano - com aclamação da crítica, levando-a à página de capa da prestigiada revista japonesa Jazz Life Magazine em abril de 2018. 
Posteriormente, em 2018, apresentou-se em Londres com Jason Yarde, Mark Mondesir e Hideaki Kanazawa e em Andrea, Itália. 
Sumire tem uma voz distinta como compositora e improvisadora em cada um dos seus álbuns, sintetizando uma ampla formação musical e um profundo respeito pelos grandes predecessores do jazz.


André Carvalho | O baixista e compositor de jazz português é freelancer ativo em Nova York, cujos trabalhos a AllAboutJazz descreveu como “dentro e fora deste mundo”. 
Nate Chinen, do The New York Times, designou-o como um baixista que “tem de conhecer”. André tocou com figuras maiores do jazz como Chris Cheek, Will Vinson e Tommy Crane. 
Já se apresentou no Colors Jazz Festival (Paris), no Cairo Jazz Festival e no Jazz Festival Ljubliana, e em locais como Blue Note (Nova Iorque), Konzerthaus Berlin e Casa da Música (Porto).
Entre os prémios que recebeu estão o “Carlos Paredes 2012” (um importante prémio anual que celebra a música e a cultura portuguesas) e o “Melhor Grupo” no Concurso Internacional de Jazz de Bucareste 2011. Além disso, recebeu várias bolsas da Fundação GDA para gravar (“Memória de Amiba”) e fazer digressões (2017 e 2019).
O âmbito do seu trabalho vai muito além do Jazz. Com Gilberto Gil, vencedor de vários Grammy, André fez uma digressão pela Europa com a sua nova ópera “Prelúdio”. A colaboração incluiu a Nova Ópera de Lisboa e o conjunto de percussão Cortejo Afro, apresentando partes da nova obra em espaços como o Barbican Centre (Londres) e Finlandia Talo (Helsínquia). Atuou com os maestros como Gustavo Dudamel, Heinrich Schiff e Franz Welser-Möst e colaborou com os fadistas Carlos do Carmo e Cristina Branco.


 

Intersections 

#1 Killick Hinds & Mané Fernandes | #2 Federico Calcagno & Zé Almeida


#3 Ramiro Flores & Luís Figueiredo | #4 Francesca Remigi & Teis Semey


#5 Samuel Gapp & Max Diller | #6 Camila Nebbia & Mirco Ballabene e Axel Filip Duo


#7 Tal Arditi & Óscar Graça | #8 Justin Raym & Javier Subatin


#9 Nabou Claerhout & Diogo Alexandre | #10 Andres Marino & Matthew Golombisky


#11 Daniel Martinho & Yumi Ito | #12 Heikki Ruokangas & Marta Sánchez





Composers and Improvisers Community Project é uma comunidade global de músicos independentes que trabalham juntos para produzir um fluxo regular de conteúdos exclusivos online compartilhados com os fãs que apoiam seu trabalho.
Considerando os problemas crescentes que os músicos enfrentam para encontrar formas de gerar rendimentos regulares devido à pandemia COVID-19, este é o momento certo para entrar em ação e concretizar esta ideia: criar uma comunidade onde músicos de diferentes partes do globo trabalham juntos com o objetivo de oferecer um fluxo constante de conteúdo de alta qualidade e exclusivo numa plataforma única e dividir os recursos arrecadados em partes iguais - que só são possíveis de reunir com o apoio dos amantes da música.
Com esta iniciativa, os músicos envolvidos obtêm:
uma base de fãs sólida e global, composta por amantes do jazz e da música improvisada de todas as partes do mundo.
uma receita regular gerada pela contribuição mensal dos fãs em troca de uma quantidade considerável de conteúdos exclusivos, como trabalhos diários inéditos e improvisações, vídeos com áudio de alta qualidade, gravações colaborativas, downloads de áudio exclusivos e muito mais!
visibilidade, considerando que os músicos com mais visibilidade vão ainda aumentá-la com os outros músicos e, ao mesmo tempo, vão ajudar outros a alcançarem maior exposição pública.
Por outro lado, os assinantes são parte ativa da comunidade de apoio ao trabalho dos artistas e têm acesso a conteúdos exclusivos:
● Vídeos diários com áudio de alta qualidade.
● Gravações produzidas especificamente para a comunidade e com a colaboração dos músicos que dela fazem parte. Isso estimulará interações entre músicos o que poderia não acontecer noutras circunstâncias.
● Downloads exclusivos de faixas e álbuns.
● E muito mais que surgirá com o crescimento da comunidade! (estamos planeando apresentações e masterclasses online ao vivo, lançamentos de CD e muito mais).
Finalmente, espero que músicos e fãs se juntem a esta comunidade e participem do projeto.
Javier Subatin
fundador e diretor artístico