O que mudou em 40 anos?

por RTP

Uma série de reportagens com que a RTP mostra como Portugal mudou desde a implantação da Democracia em 25 de abril de 1974 até aos dias de hoje, nas mais diversas áreas da sociedade. Para ver as reportagens, clique no título.


25 de Abril trouxe o direito a férias mas nem todos as podem gozar
Com a revolução os portugueses passaram também a ter férias e o subsidio respectivo. Com esta conquista cresceu o chamado turismo popular. Apesar deste direito há ainda passados 40 anos quem nunca tenha tido um mês de descanso.

Desigualdades entre os homens e as mulheres antes do 25 de Abril
Ser homem ou mulher antes do 25 de Abril significava ter direitos e obrigações bem diferentes. Igualdade entre os sexos era algo impensável antes da Revolução. As diferenças começavam nos salários e chegavam até às autorizações para casar.

25 de Abril trouxe profundas alterações no comércio
As pequenas lojas de bairro sofreram e muito com o aparecimento das grandes superfícies. O fiado foi substituído pelos cartões e pelas promoções. Já os supermercados trouxeram maior quantidade e variedade de produtos.

Muitos livros e escritores foram proibidos antes do 25 de Abril
Muitos foram os livros que a PIDE/DGS proibiu em Portugal, antes da Revolução de Abril. No país de um Prémio Nobel da Literatura, os escritores tiveram um papel decisivo ao retratar a sociedade portuguesa e a denunciar as dificuldades dos portugueses. Antes e depois de Abril, os livros continuam a ser o espelho da Liberdade.

Uma Revolução nos transportes
Os polícias sinaleiros já foram às centenas, mas estão quase a desaparecer. Agora, 40 anos depois de Abril, já só existem dois em Lisboa. A RTP convida-o a fazer uma viagem no tempo pelo sistema de transportes de Portugal ao longo de quatro décadas.

Pesca continua dura e incerta apesar dos progressos em 40 anos

A pesca em Portugal mudou radicalmente ao longo dos 40 anos de democracia. As embarcações ganharam tecnologia, mais segurança e melhores condições de trabalho. Apesar disso, a incerteza e o perigo do mar nunca abandonaram a vida dos pescadores portugueses, que continua a ser das mais duras.

Censura foi sempre um terreno fértil para o humor
E a censura continuaria a ser terreno fértil para o humor que aparece no Portugal democrático. A Revista à Portuguesa começou por fazer crítica política e manteve a tradição com a chegada da Democracia.

Revolução dos Cravos alterou a indústria da publicidade
O 25 de abril provocou uma quebra na publicidade. Várias empresas foram nacionalizadas e os anúncios ficaram associados à ideia de capitalismo. Mas a publicidade sobreviveu.

Democracia mudou a educação em Portugal
A chegada da democracia a Portugal teve impacto no sistema de educação. O país diminuiu a iliteracia, mas mesmo assim o abandono escolar em Portugal é ainda um dos mais altos da União Europeia.

Serviço Nacional de Saúde foi mudança de fundo após o 25 de Abril
Uma das principais mudanças trazidas pelo 25 de Abril foi o Serviço Nacional de Saúde. Antes da revolução, a assistência médica em Portugal não estava assegurada para todos. Isso mudou com a chegada da democracia.

25 de Abril também mudou a indumentária
Andar na moda antes da revolução não era para todos, nem tão fácil como nos dias que correm. 40 anos depois do 25 de Abril, a forma como adquirimos a nossa roupa mudou radicalmente. O pronto a vestir veio revolucionar o acesso àquilo que se usa. As modistas perderam clientes mas estão agora a renascer graças à procura da exclusividade dos modelos.

A reforma agrária foi uma das grandes revoluções do pós-25 de abril

A frase "a terra a quem a trabalha" marcou o sul do país durante anos - uma reforma que deixou cicatrizes profundas que ainda hoje permanecem, quer no lado dos proprietários, quer no lado dos trabalhadores agrícolas.

Emigração era muito dificultada durante o Estado novo
Porque o Estado Novo preferia manter a mão de obra barata sob controle, emigrar era muito difícil, ou quase impossível, durante a ditadura salazarista. Apesar disso, quase dois milhões de portugueses passaram a fronteira a salto, a coberto da noite e dos caminhos acidentados, ajudados pelos que conheciam as raias como a palma das mãos. São muitas as histórias da fuga com malas de cartão para destinos como França e para condições de sobrevivência sub-humanas. Mas a esperança por amanhãs mais sorridentes sobrepunha-se a tudo. Passadas quatro décadas sobre o 25 de abril, a emigração volta a ser a solução de recurso para muitos jovens - e menos jovens - que cruzaram as fronteiras em busca de um futuro menos sombrio. São já cerca de 300 mil.

Promessa de casa digna para todos por cumprir 40 anos depois
Casa digna para todos. Foi uma das promessas de Abril, mas continua por cumprir. Quarenta anos depois da revolução, há muitos portugueses ainda a viver em espaços degradados.

Cinema foi um dos alvos privilegiados da censura durante a ditadura
Todos os filmes estrangeiros eram rigorosamente supervisionados e palavras como "revolução", "liberdade" ou mesmo "democracia" eram cortadas. Depois do 25 de Abril, muitos têm sido os cineastas que quiseram filmar a liberdade.

Antes do 25 de Abril a mulher ideal era a dona de casa perfeita
Antes do 25 de Abril, a mulher ideal era escolhida através de um concurso diferente dos atuais. Não havia desfile em fato de banho, mas a "candidata" tinha de ter dedo para a cozinha e para a costura. Em 1971, a concorrente portuguesa ganhou o concurso na Europa. A RTP foi agora descobri-la.

Tempos diferentes trouxeram padres diferentes
Os 40 anos da democracia tiveram sérias repercussões no modo como a religião é praticada. Os fiéis mudaram e os padres acompanharam essa mudança.

Revolução de Abril e os novos caminhos da sexualidade

Faz agora 40 anos que a pílula mudou a sociedade moderna. O aparecimento do pequeno comprimido coincidiu com a chegada da democracia a Portugal.

"Grândola Vila Morena", a música da revolução
Há 40 anos, "Grândola Vila Morena" foi o gatilho para a Revolução. A RTP foi à terra que inspirou Zeca Afonso e encontrou as pessoas que o repórter Fialho Gouveia entrevistou em 1974.
pub