Ambientalistas congratulam-se com desistência da exploração de petróleo em Aljezur

| Ambiente
Ambientalistas congratulam-se com desistência da exploração de petróleo em Aljezur

Reuters

O presidente da Associação Ambientalista Zero vê o anuncio do recuo da exploração petrolífera no Algarve como uma enorme vitória do movimento ambientalista dos últimos tempos.

Francisco Ferreira da Zero diz mesmo que este anuncio revela que o caminho é a aposta nas energias renováveis não colocando em causa o desenvolvimento sustentável ambiental na costa algarvia.

Uma satisfação que vem no seguimento do anúncio do presidente da GALP que diz ter desistido da exploração de petróleo em Aljezur. Anúncio feito esta manhã pelo presidente executivo da empresa, durante uma conferência telefónica com os acionistas.

A concessão para a prospeção de petróleo, a cerca de 50 quilómetros da costa terminava em Janeiro do próximo ano.

Era uma operação muito contestada por movimentos ambientalistas, autarquias e também por partidos políticos, como o Bloco de Esquerda e o PCP.

O consórcio era constituído pela Galp e pela ENI.

A informação mais vista

+ Em Foco

A ONU alerta para um ano de grande instabilidade e de necessidades maiores por parte da população civil.

Os dias estão mais quentes e não é por causa do advento da primavera. A razão está identificada - as alterações climáticas fazem-se sentir em todo o planeta e as consequências espelham-se em fenómenos extremos.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.