Ambientalistas congratulam-se com desistência da exploração de petróleo em Aljezur

| Ambiente
Ambientalistas congratulam-se com desistência da exploração de petróleo em Aljezur

Reuters

O presidente da Associação Ambientalista Zero vê o anuncio do recuo da exploração petrolífera no Algarve como uma enorme vitória do movimento ambientalista dos últimos tempos.

Francisco Ferreira da Zero diz mesmo que este anuncio revela que o caminho é a aposta nas energias renováveis não colocando em causa o desenvolvimento sustentável ambiental na costa algarvia.

Uma satisfação que vem no seguimento do anúncio do presidente da GALP que diz ter desistido da exploração de petróleo em Aljezur. Anúncio feito esta manhã pelo presidente executivo da empresa, durante uma conferência telefónica com os acionistas.

A concessão para a prospeção de petróleo, a cerca de 50 quilómetros da costa terminava em Janeiro do próximo ano.

Era uma operação muito contestada por movimentos ambientalistas, autarquias e também por partidos políticos, como o Bloco de Esquerda e o PCP.

O consórcio era constituído pela Galp e pela ENI.

A informação mais vista

+ Em Foco

A Grécia agradeceu a Portugal a solidariedade do país pela disponibilidade de receber mil migrantes e refugiados, atualmente alojados em condições precárias naquele país.

A receita da venda desta madeira ultrapassará os 15 milhões de euros, que devem ser investidos na nova Mata do Rei.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.