Assunção Cristas admite autorizar eucalipto em zonas de regadio ao abandono

| Ambiente
Assunção Cristas admite autorizar eucalipto em zonas de regadio ao abandono

Foto: Inácio Rosa/Lusa

A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, admite a possibilidade de autorizar e incentivar a progressão da cultura do eucalipto em zonas de regadio público, que estão agora ao abandono.

Esta possibilidade surge a poucos dias da apresentação do sexto Inventário Florestal Nacional, que reconhece o fim do domínio do pinheiro bravo, com o eucalipto a ocupar agora a maior área da floresta portuguesa.

Assunção Cristas afirma-se disponível para uma discussão pública sobre esta medida, mas rejeita apoios comunitários para incentivar estas plantações.

Quanto ao projeto de arborização e rearborização que o governo tem em fase final para aprovar, a Antena1 sabe que o Ministério da Agricultura alterou alguns pontos da proposta inicial, a qual era contestada por ambientalistas e outros setores por considerarem que simplificava procedimentos e abria caminho à expansão fácil do eucalipto.

(com Sandra Henriques)

Relacionados:

A informação mais vista

+ Em Foco

A 17 de junho, Portugal começou a assistir ao mais mortífero incêndio de sempre. A paisagem de Pedrógão Grande mantém-se em tons de sépia. Um cenário captado pelo fotojornalista Pedro A. Pina.

    Hotéis de luxo e restaurantes de autor crescem ao lado de quem vive sem água ou luz. A Comporta tem um novo proprietário que quer transformar aquela zona num local para estrangeiros ricos.

    O Parque das Nações vai receber as duas semifinais e a final nos dias 8, 10 e 12 de maio do próximo ano. Já o festival português vai decorrer em Guimarães.

    Natalidade, envelhecimento, turismo, agricultura, emigração, pobreza, saúde, desigualdades. A caminho das autárquicas a Antena 1 fixa o país em 20 retratos.