Assunção Cristas admite autorizar eucalipto em zonas de regadio ao abandono

| Ambiente
Assunção Cristas admite autorizar eucalipto em zonas de regadio ao abandono

Foto: Inácio Rosa/Lusa

A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, admite a possibilidade de autorizar e incentivar a progressão da cultura do eucalipto em zonas de regadio público, que estão agora ao abandono.

Esta possibilidade surge a poucos dias da apresentação do sexto Inventário Florestal Nacional, que reconhece o fim do domínio do pinheiro bravo, com o eucalipto a ocupar agora a maior área da floresta portuguesa.

Assunção Cristas afirma-se disponível para uma discussão pública sobre esta medida, mas rejeita apoios comunitários para incentivar estas plantações.

Quanto ao projeto de arborização e rearborização que o governo tem em fase final para aprovar, a Antena1 sabe que o Ministério da Agricultura alterou alguns pontos da proposta inicial, a qual era contestada por ambientalistas e outros setores por considerarem que simplificava procedimentos e abria caminho à expansão fácil do eucalipto.

(com Sandra Henriques)

Relacionados:

A informação mais vista

+ Em Foco

Foi considerado o “pior dia do ano” em termos de fogos florestais, com a Proteção Civil a registar 443 ocorrências. Morreram 45 pessoas. Perto de 70 ficaram feridas. Passou um mês desde o 15 de outubro.

    Todos os anos as praias portuguesas são utilizadas por milhões de pessoas de diferentes nacionalidades e a relação ambiental com estes espaços não é a mais correta.

      Doze meses depois da eleição presidencial de 8 de novembro de 2016, com Donald Trump ao leme da Casa Branca, os Estados Unidos mudaram. E o mundo afigura-se agora mais perigoso.

        Uma caricatura do mundo em que vivemos.