Assunção Cristas admite autorizar eucalipto em zonas de regadio ao abandono

| Ambiente
Assunção Cristas admite autorizar eucalipto em zonas de regadio ao abandono

Foto: Inácio Rosa/Lusa

A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, admite a possibilidade de autorizar e incentivar a progressão da cultura do eucalipto em zonas de regadio público, que estão agora ao abandono.

Esta possibilidade surge a poucos dias da apresentação do sexto Inventário Florestal Nacional, que reconhece o fim do domínio do pinheiro bravo, com o eucalipto a ocupar agora a maior área da floresta portuguesa.

Assunção Cristas afirma-se disponível para uma discussão pública sobre esta medida, mas rejeita apoios comunitários para incentivar estas plantações.

Quanto ao projeto de arborização e rearborização que o governo tem em fase final para aprovar, a Antena1 sabe que o Ministério da Agricultura alterou alguns pontos da proposta inicial, a qual era contestada por ambientalistas e outros setores por considerarem que simplificava procedimentos e abria caminho à expansão fácil do eucalipto.

(com Sandra Henriques)

Relacionados:

A informação mais vista

+ Em Foco

Passaram sete anos desde o início das “Primaveras Árabes”. Regimes mudaram, guerras civis rebentaram, houve conflitos que alteraram dinâmicas regionais e vazios de poder que deram origem a Estados falhados.

Veja ou reveja a primeira entrevista de Rui Rio depois de ter sido eleito presidente do PSD.

Na hora da despedida da liderança social-democrata, as juventudes partidárias olham para o legado do ex-primeiro-ministro, com uma pergunta em mente: se Portugal não falhou, o que dizer de Pedro Passos Coelho?

    Uma caricatura do mundo em que vivemos.