Assunção Cristas admite autorizar eucalipto em zonas de regadio ao abandono

| Ambiente
Assunção Cristas admite autorizar eucalipto em zonas de regadio ao abandono

Foto: Inácio Rosa/Lusa

A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, admite a possibilidade de autorizar e incentivar a progressão da cultura do eucalipto em zonas de regadio público, que estão agora ao abandono.

Esta possibilidade surge a poucos dias da apresentação do sexto Inventário Florestal Nacional, que reconhece o fim do domínio do pinheiro bravo, com o eucalipto a ocupar agora a maior área da floresta portuguesa.

Assunção Cristas afirma-se disponível para uma discussão pública sobre esta medida, mas rejeita apoios comunitários para incentivar estas plantações.

Quanto ao projeto de arborização e rearborização que o governo tem em fase final para aprovar, a Antena1 sabe que o Ministério da Agricultura alterou alguns pontos da proposta inicial, a qual era contestada por ambientalistas e outros setores por considerarem que simplificava procedimentos e abria caminho à expansão fácil do eucalipto.

(com Sandra Henriques)

Relacionados:

A informação mais vista

+ Em Foco

É uma tragédia sem precedentes que vai marcar para sempre o país. O incêndio de Pedrógão Grande fez 64 mortos mais de duas centenas de feridos. Há dezenas de deslocados.

Nodeirinho é a aldeia mártir do incêndio de Pedrógão Grande. É uma aldeia em ruínas, repleta de casas queimadas e telhados no chão. Um cenário de desolação e dor.

Constança Urbano de Sousa garante que enquanto tiver confiança do primeiro-ministro não vai sair do Executivo.

Jorge Paiva, botânico e professor, um dos maiores peritos da floresta, critica em entrevista à Antena 1 o desinteresse generalizado dos políticos pelos problemas da floresta.