Assunção Cristas admite autorizar eucalipto em zonas de regadio ao abandono

| Ambiente
Assunção Cristas admite autorizar eucalipto em zonas de regadio ao abandono

Foto: Inácio Rosa/Lusa

A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, admite a possibilidade de autorizar e incentivar a progressão da cultura do eucalipto em zonas de regadio público, que estão agora ao abandono.

Esta possibilidade surge a poucos dias da apresentação do sexto Inventário Florestal Nacional, que reconhece o fim do domínio do pinheiro bravo, com o eucalipto a ocupar agora a maior área da floresta portuguesa.

Assunção Cristas afirma-se disponível para uma discussão pública sobre esta medida, mas rejeita apoios comunitários para incentivar estas plantações.

Quanto ao projeto de arborização e rearborização que o governo tem em fase final para aprovar, a Antena1 sabe que o Ministério da Agricultura alterou alguns pontos da proposta inicial, a qual era contestada por ambientalistas e outros setores por considerarem que simplificava procedimentos e abria caminho à expansão fácil do eucalipto.

(com Sandra Henriques)

Relacionados:

A informação mais vista

+ Em Foco

Os portugueses escolhem os seus representantes locais a 1 de outubro. Acompanhe aqui a campanha, os debates e toda a informação sobre as eleições Autárquicas.

    A Alemanha foi a votos com uma economia próspera. O reverso da medalha é a degradação de condições sociais para uma parte significativa da população.

      No Olhar o Mundo, Taavi Rõivas, que já foi o mais novo primeiro-ministro da UE, aconselhou Portugal a apostar em novas tecnologias e na juventude.

        O ímpeto independentista ganhou força, motivado pela crise e pelas divergências em relação ao Estatuto da Autonomia da Catalunha.