Nova lei das sementes fortemente contestada

A proposta de alteração da lei das sementes é votada esta segunda-feira pelos comissários europeus em Bruxelas. O documento é contestado por agricultores e ambientalistas.

Arlinda Brandão /

Foto: Sandra Henriques/Antena1

A nova legislação proíbe a troca de sementes entre agricultores ou associações, ilegalizando a comercialização de milhares de variedades que não se encontram registadas nos catálogos nacionais e europeus.

A Confederação Nacional da Agricultura garante que a maioria das variedades de sementes em Portugal não está registada, o que vai obrigar os pequenos e médios agricultores a comprarem e cultivarem apenas espécies que têm sementes disponíveis nas lojas, como a que a Antena1 visitou na Praça da Figueira, em Lisboa, uma das mais antigas do país.

Um total de 28 organizações ambientalistas e agrícolas portuguesas entregaram na semana passada ao presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, uma carta aberta contra a proposta de alteração da lei das sementes, classificando-a como um ataque à agro-biodiversidade e à segurança alimentar local.

(com Sandra Henriques)
PUB