Portugal presente em encontro que reúne jovens de todo o mundo pelo clima

por Antena 1

Foto: Frederico Moreno - Antena 1

O clima está na ordem do dia na Cimeira para a Ação Climática, em Nova Iorque, e Portugal esteve representado por Rita Amaral.

A jovem açoriana é a primeira representante nacional a fazer parte da delegação portuguesa na ONU ao mais alto nível.

Rita Amaral refere esta experiência como enriquecedora, inspiradora e fantástica.

Mais de 500 jovens, onde se inclui a ativista sueca Greta Thunberg, estão em Nova Iorque para discutir medidas para proteger o planeta. Em particular, a redução das emissões de gases com efeito estufa.

O enviado especial da Antena 1 aos Estados Unidos, Frederico Moreno,  registou os desejos e as preocupações da representante portuguesa nesta cimeira das Nações Unidas.

Depois da Cimeira para a Ação Climática, que terminou esta segunda-feira, para hoje está marcada a abertura da Assembleia-Geral das Nações Unidas.

O primeiro chefe de Estado a discursar será Jair Bolsonaro. O presidente brasileiro deverá abordar a situação dos incêndios na Amazónia. Depois, será a vez de Donald Trump subir ao púlpito. Para esta tarde, está previsto também o discurso do presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa.

Na intervenção de ontem Marcelo Rebelo de Sousa reiterou o apoio de Portugal à atuação do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, considerando que tem tido uma "liderança visionária", com as alterações climáticas como "desafio crucial".
pub