Sistema de limpeza recolhe plástico de ilha de lixo no Pacífico

por RTP
O sistema de recolha de plástico desenvolvido pela organização holandesa, Ocean Cleanup DR/The Ocean Cleanup

Um dispositivo projetado para limpar uma ilha de lixo localizada no Oceano Pacífico conseguiu recolher plástico pela primeira vez. O sistema desenvolvido pela Ocean Cleanup capturou esta quarta-feira detritos de vários tamanhos. Estima-se que no futuro seja capaz de limpar metade dos resíduos do Great Pacific Garbage Patch, ou seja, cerca de 40 mil toneladas de plástico.

“A missão para tirar o lixo plástico do oceano, que se acumula há décadas, está [agora] ao nosso alcance”, revelou Boyan Slat, criador do projeto da organização sem fins lucrativos Ocean Cleanup.

Sediada na Holanda, a organização revelou na quarta-feira que o recente protótipo para limpeza do oceano conseguiu capturar e reter detritos de vários tamanhos.

Dos enormes equipamentos de pesca abandonados - conhecidos como “redes fantasma” - aos pequenos microplásticos com até um milímetro, o System 001/B recolheu tudo por onde passou.

O nosso sistema de limpeza oceânica está finalmente a recolher plástico, desde redes fantasma de uma tonelada a pequenos microplásticos”, escreveu Boyan Slat no Twitter.

Após um ano de testes, conseguimos desenvolver um sistema autónomo no Great Pacific Garbage Patch que usa as forças naturais do oceano para capturar e concentrar passivamente o plástico”, pode ler-se num comunicado da organização.


Quando o sistema estiver totalmente operacional, a organização vai recolher o plástico retido nas barreiras para posteriormente reciclá-lo.

Espera-se que o projeto final seja capaz de limpar metade dos detritos no Great Pacific Garbage Patch, ou seja, cerca de 40 mil toneladas de plástico.
A barreira que limpa oceanos
A barreira em forma de U flutua no mar com uma espécie de rede, com três metros de profundidade, e consegue prender até 1,8 toneladas de plástico, sem prejudicar a vida marinha.


O novo protótipo, apelidado de System 001/B, foi lançado em junho último depois de vários meses de testes e ajustes.

Esta nova adaptação já contém uma âncora de paraquedas para diminuir a velocidade do sistema. Para além disso, o tamanho da linha de cortiça foi aumentado para impedir que o plástico ultrapasse a barreira.

O sistema inovador foi colocado à prova, pela primeira vez, no Great Pacific Garbage Patch, a maior zona de acumulação de plástico do Pacífico, localizada entre o Hawai e a Califórnia. De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, a acumulação de lixo forma-se através das correntes oceânicas rotativas, denominadas de “giros”.

Em 2008 estimava-se que este grande depósito de lixo fosse sete vezes maior do que Portugal Continental. Contudo, dez anos mais tarde, esta área - com capacidade para conter pelo menos 79 mil toneladas de plástico - já ocupa cerca de 1,6 milhões de quilómetros quadrados. Isto equivale a ter resíduos acumulados numa área 17 vezes superior à dimensão do território português.

No entanto, a organização ainda precisa de aperfeiçoar o protótipo existente para que este seja um plano financeiramente viável.

"O conceito funciona, a fundação está em ordem", revelou um porta-voz da organização, citado pelo Guardian. “Agora tudo se resume a aperfeiçoar as coisas", acrescentou.

Por enquanto, o System 001/B precisa de sobreviver, durante alguns anos, nas difíceis condições do oceano. Ao longo de vários meses, o dispositivo vai ter de conseguir manter o plástico dentro das pick-ups para depois ser recolhido.

O próximo sistema de limpeza do oceano já se encontra nos planos. A Ocean Cleanup pretende agora criar o System 002, um dispositivo em larga escala capaz de suportar e reter o plástico recolhido por longos períodos de tempo.
Tópicos
pub