Partidos do Governo deverão perder câmaras de Sintra e Gaia

O candidato do PS, Basílio Horta, ganha a autarquia liderada até agora por Fernando Seara e deverá tornar-se no próximo domingo presidente da Câmara de Sintra - segundo uma sondagem da Universidade Católica para a RTP. Se as autárquicas fossem hoje, também Gaia, terceiro maior concelho do país, deixaria de ser liderado pela coligação PSD-CDS, e passaria para as mãos do candidato socialista, Eduardo Vítor Rodrigues.

RTP /
Tiago Petinga, Lusa

Intenção declarada de voto:

PS - 17%
Sintrenses com Marco Almeida - 12%
PSD, CDS e MPT - 8%
CDU - 6
BE - 4%
Sintra Paixão com Independência - 2%
PCTP/MRPP e PAN com 1%

22% dos inquiridos ainda não sabem em quem vão votar, 53% garantem que vão exercer o direito de voto, enquanto 16% tencionam abster-se.
Tanto em Sintra, com Pedro Pinto, como em Gaia, com Carlos Abreu Amorim, a maioria do Governo Passos Coelho apenas assegura o terceiro lugar nas eleições de domingo, revela a estimativa da Católica, a quatro dias do escrutínio autárquico.

Segundo a sondagem da Católica que PSD e CDS perdem a Câmara de Sintra, que passará para as mãos de Basílio Horta, que lidera a lista do PS.

Se as autárquicas fossem hoje, Basílio Horta venceria com 30%, uma distância curta em relação ao segundo mais votado, o movimento Sintrenses com Marco Almeida, com os seus 27%.

Pedro Pinto, apoiado por PSD, CDS e MPT, apenas assegura 16%, ficando-se pela metade das percentagens socialistas.

Pedro Ventura, da CDU, terá 12%, Luís Fazenda, do Bloco de Esquerda, 5%. O movimento Sintra Paixão com Independência conta com 3% dos votos.

António Laires, do PCTP/MRPP, e Nuno Azevedo, do PAN, têm 1%. Seguem-se os candidatos do PND (0,4%), PTP e PNR (ambos com 0,2%).
Ficha técnica: esta sondagem foi realizada pela Universidade Católica para a RTP a 21 e 22 de Setembro, no concelho de Sintra. Foram obtidos 1261 inquéritos válidos. A margem de erro é de 2,8%, com um nível de confiança de 95%.
Num total de 11 vereadores, o PS deverá eleger entre 4 e 5, o independente Marco Almeida de 3 a 4, Pedro Pinto de 2 a 3, a CDU 1 a 2 e Luís Fazenda poderá vir a integrar o elenco camarário.

Esta estimativa foi obtida calculando a percentagem de intenções de voto em relação ao total de votos válidos.

São considerados apenas os inquiridos que dizem que vão votar na eleição do próximo domingo.
Gaia também escapa à coligação da maioriaIntenção declarada de voto:

Eduardo Rodrigues - 20%
Guilherme Aguiar - 13
Carlos Abreu Amorim - 10%
CDU - 5%
BE - 3%
Cidadãos por Gaia, PCTP/MRPP e PTP 1%

14% dos inquiridos não tencionam votar.  Mais de metade diz que sim.

Das mãos de Luís Filipe Menezes para as de um socialista. O terceiro maior concelho do país, com mais de 300 mil habitantes, deixa de ser liderado pela coligação PSD-CDS, que fica em terceiro lugar.

São os números de outra sondagem da Universidade Católica para a RTP, e passa a ser liderada por Eduardo Vítor Rodrigues, com expressivos 32% dos votos.

Refere a sondagem que, se as autárquicas fossem hoje, seguir-se-ia Guilherme Aguiar (independente), à frente de Carlos Abreu Amorim, o candidato apoiado por PSD e CDS-PP.

Percorrendo os resultados, Jorge Sarabando (CDU) recolhe 8%, Eduardo Pereira (BE) 5%, Manuel Vieira Machado (Movimento de Cidadãos por Gaia) 3%, Cristiana Máximo (PCTP/MRPP) 1% e Manuel Almeida (PTP) (0,5%). Ficha técnica: sondagem da Católica para a RTP a 22 Setembro, no concelho de Vila Nova de Gaia. Foram obtidos 1226 inquéritos válidos. Margem de erro de 2,8%, nível de confiança de 95%.


Com estes números, o PS deverá conquistar 4 vereadores, num total de 11. O independente Guilherme Aguiar 3 a 4.

O PSD/CDS 3 e a CDU poderá eleger Jorge Sarabando.
PUB