"Não me demito", afirma Pedro Passos Coelho

Pedro Passos Coelho começou o discurso por reconhecer a "vitória expressiva" do Partido Socialista nestas autárquicas. "Terá hoje alcançado um dos seus melhores resultados seguramente", admitiu o líder social-democrata.

RTP /
O presidente do PSD disse que não é ainda possível apresentar resultados finais, mas admitiu que terá sido "um dos piores resultados de sempre" do partido. Passos admitiu também que "há leituras nacionais" a fazer e assumiu a responsabilidade pelo resultado.

"Temos marcado para terça-feira o nosso conselho nacional onde será feita a avaliação de uma forma mais aprofundada destes resultados", recordou, prometendo "ponderar devidamente os resultados que foram alcançados".

Passos rejeitou no entanto demitir-se. "Mantenho aquilo que disse. Não seria um bom princípio que um presidente do PSD se demitisse em resultado de eleições que não são nacionais", assinalou. No entanto, prometeu refletir sobre este resultado e o seu futuro.

"Será, no essencial, uma reflexão pessoal. Este resultado foi muito pesado para o PSD e eu não gosto de fugir às minhas responsabilidades", afirmou. Questionado pelos jornalistas, Passos assumiu que põe a hipótese de não se recandidatar à liderança do PSD.
PUB