PSD reúne-se em Conselho Nacional com direção do partido na "agenda"

por RTP
Lusa

No rescaldo de resultados autárquicos considerados os piores de sempre para o PSD, o partido vai reunir a comissão permanente, a comissão política e, à noite, o Conselho Nacional, o órgão máximo entre congressos. Ângelo Correia e Morais Sarmento foram as mais recentes vozes que vieram a público dizer que o tempo de Passos Coelho à frente do partido já terminou. A imprensa dá conta das movimentações de Rui Rio para avançar. No domingo, Pedro Passos Coelho garantia que não se ia demitir, mas afirmava que ia encetar uma “reflexão profunda”.

Se estivesse no lugar de Passos Coelho, “já tinha saído”, afirmou Nuno Morais Sarmento, na RTP, esta segunda-feira à noite. Sarmento considera que, sobretudo, é necessário um reposicionamento do PSD.

Ângelo Correia não deixa margem para dúvidas sobre a sua posição. "Se Passos pensa que tem condições de recandidatura, não tem. Já passou o seu tempo", afirmou o histórico social-democrata à Antena 1.

Para Ângelo Correia, o atual líder do PSD só deverá continuar até ao próximo congresso, criticando o discurso de Passos em que assume responsabilidade sobre o resultado nas eleições Autárquicas, mas não tira as devidas consequências. Ou seja, sair.

Passos Coelho reiterou no domingo que não se iria demitir na sequência de resultados de eleições locais, mas prometeu uma "reflexão aprofundada" sobre se irá ou não recandidatar-se ao cargo nas diretas previstas para o início do próximo ano.

No final de uma reunião esta segunda-feira com o Presidente da República, Passos foi questionado sobre a reflexão que estava a efetuar, mas o líder do PSD considerou a resposta “prematura” nessa altura, remetendo para as reuniões desta terça- feira uma “avaliação mais detalhada”.

"Só depois disso é que poderemos dizer alguma coisa do ponto de vista de uma mensagem nacional que possa ter relevância. E eu não vou, até lá, fazer especulação sobre qual vai ser a avaliação que faremos nos órgãos próprios", declarou.

Entre os conselheiros que estarão na Comissão Nacional deverá estar Paulo Rangel, que já antes disputou a liderança do partido com Passos Coelho. Fonte do gabinete do eurodeputado disse à agência Lusa que Rangel cancelou compromissos em Estrasburgo para poder estar esta noite em Lisboa.
Rui Rio e a liderança
A imprensa dá conta das movimentações de Rui Rio. Entre elas um jantar em Azeitão com algumas figuras importantes do partido, entre elas Manuela Ferreira Leite, Morais Sarmento, Ângelo Correia, Feliciano Barreiras Duarte e José Eduardo Martins. O DN diz que o ex-autarca terá vindo a fazer contactos políticos, que foram acelerados com a hecatombe dos resultados autárquicos.

Os jornais aventam ainda a possibilidade de Luís Montenegro avançar na corrida à liderança, embora algumas fontes citadas exprimirem dúvidas quanto ao timing que agora se impõe e fazendo condicionar uma candidatura aos adversários que possam avançar.

O jornal Público diz que “em voz alta e em surdina há vozes no PSD a pressionar Passos Coelho a desistir”. O Expresso escreve que “parece quase certo” que Passos não se vai recandidatar.

A reunião esta noite do Conselho Nacional deverá ser crucial para a decisão de Passos Coelho e também para a eventualidade de outros nomes para a corrida ao PSD.

c/Lusa
pub