Rui Moreira contesta "sondagem falsa"

por RTP
O Centro de Estudos da Universidade Católica refuta as críticas da candidatura de Rui Moreira José Coelho - Lusa

O candidato independente considera que o estudo de opinião apresenta “erros grosseiros” e fala de uma operação em curso que “visa manipular a opinião pública e condicionar o sentido de voto”. Em causa está a sondagem da Universidade Católica para a RTP e Antena 1 que aponta para o empate técnico entre a candidatura de Rui Moreira e do socialista Manuel Pizarro, a apenas três dias das eleições autárquicas. Em comunicado, a Universidade Católica rebate os argumentos técnicos apresentados e garante ser uma "entidade autónoma, independente e apartidária".

Numa mensagem publicada no Facebook e na página oficial da campanha, Rui Moreira fala de uma sondagem “falsa” com “erros grosseiros” nos questionários e metodologias que foram utilizadas. 

Em resposta aos microfones da RTP, o candidato à Câmara do Porto recusou-se a comentar os resultados da sondagem publicada esta quarta-feira, mas acabou por emitir um comunicado nas redes sociais, criticando a “informação deturpada” e “omissões graves” que, segundo o candidato, determinaram o resultado do estudo de opinião.

A reação à sondagem ressalva mesmo que o erro “mais gritante” da sondagem é a omissão do nome de Rui Moreira nas simulações de boletim de voto e que o “nome da candidatura contém erros”.

Diz Rui Moreira que a declaração de intenção de voto foi feita através de um "ecrã de telemóvel" onde faltava informação sobre as candidaturas e os candidatos e questiona ainda o critério usado para a escolha das freguesias inquiridas nesta sondagem.



"Tem estado em curso, nos últimos meses, uma operação que visa manipular a opinião pública e condicionar o sentido do voto no Porto por diversos meios e formas", salienta a candidatura de Rui Moreira.

No estudo de opinião da Católica para a RTP e Antena 1, o movimento independente liderado por Rui Moreira e a candidatura socialista de Manuel Pizarro surgem em empate técnico, ambos com 34% de votos, segundo as estimativas da Universidade Católica. 
Católica refuta acusações
Em reação às críticas do autarca do Porto, o Centro de Sondagens da Universidade Católica Portuguesa emitiu esta tarde um comunicado, onde se assume como "entidade autónoma, independente e apartidária".

O Centro de Estudos admite "margens de erro e a possiblidade de problemas amostrais", próprios em "trabalhos desta natureza", mas destaca o nível de "elevada fiabilidade" da instituição neste tipo de estudos.

Em relação às críticas de cariz técnico, a Universidade Católica explica que a designação das candidaturas foi retirada da página da Comissão Nacional de Eleições (CNE) e que, por altura do inquérito, a simulação apresenta não só "a designação do candidato/partido", como também apresenta "o respetivo símbolo".

Imagem retirada do comunicado da Universidade Católica

Mais justifica que a lista de freguesias usada na amostra pode ser encontrada no site da CNE e que segue os critérios seguidos nas eleições de 2005, 2009 e 2013. O Centro de Estudos da Católica refere que a lista de freguesias "é a que melhor representa os resultados globais do concelho nessas eleições, independentemente da natureza dos partidos/listas concorrentes".

A Universidade Católica relembra que a sondagem deste centro de estudos publicada a 26 de setembro de 2013 apontou Rui Moreira com vantagem na eleição para a Câmara do Porto, contra os resultados de outras sondagens conhecidas.

"O Centro de Sondagens da Universidade Católica não existe para agradar a partidos ou candidatos nem para servir as respectivas agendas de campanha", ressalva o comunicado.

pub