Astrofísico explica que meteorito que caiu na Rússia era composto por gelo

por Sandra Henriques

O astrofísico Filipe Pires afirma que ainda tem poucos dados sobre o meteorito que caiu há poucas horas na região dos montes Urais, na Rússia, mas explica que é possível saber – pela forma como entrou na Terra – que era composto por gelo.

Filipe Pires, do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, refere que o corpo seria de pequenas dimensões e com uma composição à base de gelos.

Como estes meteoritos viajam a uma velocidade de dezenas de quilómetros por segundo, o corpo celeste ter-se-á fragmentado ao entrar na atmosfera. A desintegração terá criado ondas de choque, provocando explosões violentas, semelhantes à explosão de uma bomba.

Este fenómeno não é frequente, mas na Rússia verificou-se um caso semelhante em 1908. Nessa altura, um meteorito destruiu uma floresta imensa no centro do país, mas como a zona era desabitada não houve feridos.

Em declarações ao jornalista Nuno Rodrigues, Filipe Pires esclarece que estes meteoritos são de tal maneira pequenos que não é possível prever estas situações. “Todos os dias somos atingidos por toneladas de material que vem do espaço”, acrescenta.

O astrofísico argumenta que a queda deste meteorito na Rússia e a passagem por perto da Terra do asteroide 2021AD14 nas próximas horas é apenas uma coincidência. No caso do asteroide não há qualquer risco de colisão com o planeta azul.

pub