Cientistas dão como provada existência de gelo na superfície da Lua

por RTP
A água poderá ser utilizada para consumo humano em futuras missões à Lua Amr Abdallah Dalsh - Reuters

Um grupo de cientistas dos Estados Unidos afirma que encontrou provas “diretas e concretas” da existência de água congelada na superfície da Lua. Os depósitos de gelo foram descobertos nas zonas mais escuras e frias das regiões polares. Se houver gelo suficiente na superfície, a água poderá ser utilizada para consumo humano em futuras missões ao satélite natural da Terra.

Segundo o estudo, publicado na revista Proceedings of National Academy of Sciences (PNAS), a distribuição dos depósitos de gelo é desigual. No pólo sul lunar, a maior parte do gelo está concentrada em crateras. No pólo norte, o gelo é mais disperso e bastante distribuído.A maior parte de gelo encontra-se em crateras que não recebem luz solar.

As temperaturas na Lua podem chegar a 100ºC durante o dia - o que não fornece as melhores condições para a sobrevivência do gelo na superfície.

No entanto, devido a inclinação muito pequena do eixo de rotação da lua (cerca de 1,54 graus), há lugares nos polos lunares que estão protegidos da exposição a raios solares.

Segundo os cientistas, as zonas polares da Lua que estão permanentemente obscuras criam um ambiente onde os depósitos de gelo de água podem permanecer estáveis por longos períodos.

A equipa de investigadores acredita que “a abundância e distribuição de gelo na Lua é distinta de outros corpos sem ar no sistema solar interno, como Mercúrio e Ceres, que podem estar associados ao processo único de formação e evolução da Lua”.
Absorção da luz infravermelha

O resultado da investigação vem de um instrumento da missão espacial indiana Chandrayaan-1, que explorou a Lua entre 2008 e 2009. O instrumento Mapeador de Mineralogia da Lua (M3), a bordo da nave Chandrayaan, identificou dados específico da existência de água gelada na superfície lunar.

Além de recolher dados que captaram as propriedades reflexivas do gelo, o instrumento da NASA mediu a forma como as moléculas absorvem a luz infravermelha. Desta forma, foi possível diferenciar entre água líquida ou vapor e gelo.


O resultado baseia-se ainda em observações prévias, uma das quais encontrou sinais indiretos de gelo na superfície do pólo sul da Lua. No entanto, isto poderia ter sido explicado por outros fenómenos.

A investigação foi conduzida por cientistas da Universidade de Hawai e Brown em conjunto com o Centro de Investigação Ames da NASA.
Tópicos
pub