Empresa europeia quer construir avião espacial para explorar Vénus

Tem asas como um avião, parece um avião mas será uma sonda espacial. O VAMP é um protótipo europeu privado, que quer dar "cartas" na exploração espacial e já foi apresentado à NASA para explorar Vénus e não só.

RTP /
Fotos: Northrop Grumman, D. R.

A empresa europeia de construção aérea Northrop Grumman tem desde 2013, em mente, um projecto de enviar uma aeronave para Vênus. Agora a Northrop deu a conhecer que chegou o momento de transformar este velho sonho em realidade.

De acordo com a agência de comunicação SpaceNews, a Northrop Grumman está a planear em cooperação com a NASA, construir uma espécie de aeronave que voará nos céus adversos de Vénus - um projecto que tem já uma agenda pré-programada para começar em 1 de outubro deste ano.



A aeronave (Venus Atmospheric Maneuverable Platform - VAMP) será, segundo os dados avançados pela Northrop Grumman, como um grande avião, com uma envergadura de 46 metros e com uma capacidade de voo continuo durante um ano, a uma altitude media entre os 54 e os 70 quilómetros de altitude.

Este novo aparelho espacial ainda será capaz de transportar entre 44 e 440 quilos de carga, particularmente instrumentos para recolher dados da atmosfera do planeta.



O projecto é inovador e com capacidades muito acima do actualmente realizável. Mas os conceitos apresentados por esta empresa, com sede em Londres, não vencem a concorrência nos projectos apresentados no programa "Novas Fronteiras" da NASA.

A NASA neste programa apresentou ao mundo vários projectos e deu-lhes quatro anos para transformarem os seus conceitos em protótipos de trabalho, antes de fazer uma revisão de um projeto preliminar.



Agora, e numa tentativa de ganhar algum espaço à concorrência, a Northrup Grumman apresenta o VAMP e explica que este tipo de equipamento não só permitirá a exploração de Vénus mas também de Júpiter, Saturno e os pólos lunares entre muitos outros destinos.

Propaganda ou realidade, certo é que o futuro da ciência avança cada vez mais ao sabor da imaginação e de limites até há bem pouco tempo inimagináveis.
Tópicos
PUB