Conversa Capital com José Luís Arnaut

por Antena 1

Foto: Antena1

"O Montijo vai acontecer" são as palavras de José Luís Arnaut em entrevista à A1 e ao Jornal de Negócios.

O presidente do Conselho de Administração da ANA acredita que o aeroporto do Montijo vai avançar e que, apesar de existirem correções a fazer,"o relatório da APA cria condições objetivas para que o Montijo possa acontecer", até porque há um empenho grande de todos os intervenientes para que assim seja. 

José Luís Arnaut não deixa, no entanto, de criticar algumas das medidas apontadas no relatório da APA, que qualifica como "absurdas". Ainda assim, garante total empenho da Vinci na análise das medidas e total respeito pela proteção do ambiente. Lembra contudo que serão as companhias aéreas e os passageiros a pagar esse custo.

Nesta entrevista, José Luis Arnaut lamenta os atrasos do governo na decisão de fazer avançar a opção do Montijo, com todos os custos que isto representa para o país e responsabiliza diretamente o anterior ministro, Pedro Marques, pelo atraso: "O ministro Pedro Marques andou a empatar sem tomar uma decisão". Em contrapartida, elogia a atuação de Pedro Nuno Santos: "Em três meses com o ministro, Pedro Nuno Santos recuperamos três anos perdidos".

Já quanto ao futuro do país, o antigo ministro de Durão Barroso e membro do conselho consultivo internacional da Golden Sachs, considera que a economia e a capacidade do governo de lidar com os problemas que possam surgir, é que vai determinar se a legislatura segue até ao fim porque, politicamente, BE e PCP "estão reféns" do PS, "não têm opção e isso dá um grande conforto e estabilidade" ao governo.

Do próximo orçamento, espera uma descida dos impostos para as famílias e para as empresas, porque o que existe atualmente é "uma atrofia completa". 

Já quanto ao PSD, não se compromete nem com o apoio a Rui Rio nem a Luís Montenegro, mas lembra que o atual líder teve o mérito de tirar a maioria absoluta ao partido socialista. Tem no entanto uma certeza: é que "o PSD não pode ser uma muleta do PS".

Pode ver aqui na íntegra esta entrevista de José Luís Arnaut a Rosário Lira (Antena1) e Celo Filipe (Jornal de Negócios):

pub