O Comité Central (CC) do PCP reúne-se hoje e sábado para finalizar a preparação do XVII Congresso, depois do partido ter anunciado que Jerónimo de Sousa será proposto como sucessor de Carlos Carvalhas no cargo de secretário-geral.
Comité Central do PCP reúne-se hoje e sábado para finalizar preparação congresso
A ordem de trabalhos da última reunião do CC antes do congresso inclui a aprovação do projecto de resolução política e das propostas de alteração dos estatutos e da nova composição daquele órgão, documentos que serão apresentados à reunião magna a realizar no final da próxima semana, em Almada.
De acordo com Jerónimo de Sousa, que será proposto no CC eleito no Congresso para suceder a Carlos Carvalhas no cargo de secretário-geral, foram recebidas "cerca de mil" propostas de alteração ao projecto de resolução política.
Nas teses propostas, o PCP manifesta-se disponível para uma solução governativa de esquerda, mas recusa ser "força de apoio ou cúmplice" de um governo socialista que mantenha "uma orientação ou práticas de direita".
A proposta de alteração aos estatutos, que será também aprovada na reunião, aponta para mudanças restritas na organização do PCP. O marxismo-leninismo mantém-se como base teórica do partido e as regras de disciplina interna também continuam inalteradas.
Enquanto órgão, o Comité Central não se pronunciará sobre a proposta que os organismos executivos cessantes - Comissão Política e Secretariado - vão apresentar ao novo CC no congresso, para que Jerónimo de Sousa seja o próximo secretário-geral e que, de acordo com um comunicado divulgado quarta-feira, reuniu "inclinação consensualizada".
O nome de Jerónimo de Sousa não reúne, no entanto, consenso no CC cessante, tendo havido elementos a propor outras soluções para a liderança do PCP, de acordo com fontes comunistas.
O XVII Congresso do PCP realiza-se entre 26 e 28 de Novembro, em Almada.