China doa equipamento e material médico adicional a Timor-Leste

por Lusa

Mais de 15 toneladas de equipamento e material doado pela China para apoio a Timor-Leste no combate à covid-19, incluindo 90 ventiladores portáteis, chegam hoje a Díli num voo proveniente da Indonésia.

A Embaixada da China em Díli informou que o equipamento inclui 82 mil máscaras, 4.400 fatos protetores e igual número de viseiras e de coberturas para sapatos.

No avião charter que é esperado em Díli a meio da tarde de hoje estão ainda 5.000 luvas médicas, 80 termómetros e 90 ventiladores portáteis.

A doação chinesa é a segunda desde o inicio do surto em Timor-Leste, tendo o país dado já equipamento de proteção pessoal e câmaras de medição térmica da temperatura

"A Embaixada vai continuar a seguir em proximidade a situação epidémica em Timor-Leste e continua disponível para disponibilizar mais apoio quando Timor-Leste necessitar", explica uma nota da missão diplomática a que a Lusa teve acesso.

A missão diplomática explica que, nesse sentido, está já a preparar um terceiro lote de apoio médico em coordenação com a Jack Ma Foundation e a Alibaba Foundation.

"A covid-19 atingiu Timor-Leste e constitui uma séria ameaça à vida e à saúde dos timorenses e a China está ao lado de Timor-Leste como bom vizinho, amigo e parceiro e continua ao lado do país", refere a nota.

"A Embaixada tem tentado o seu melhor para ajudar Timor-Leste a lutar contra a covid-19 de várias formas, oferendo material e equipamento médico, informação e conhecimento e encorajando a comunidade e empresas chinesas a fazer doações", considera ainda.

Timor-Leste tem atualmente 22 casos ativos de covid-19 e iniciou hoje o segundo período de 30 dias de estado de emergência para responder á pandemia.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 210 mil mortos e infetou mais de três milhões de pessoas em 193 países e territórios. 

Mais de 818 mil doentes foram considerados curados.

 

 

Tópicos
pub